Educação ambiental como patrimônio: vivências e práticas transformadoras em comunidades da Quarta Colônia - RS
Fecha
2023-08-18Primeiro membro da banca
Borin, Marta Rosa
Segundo membro da banca
Vieira, Valesca Vargas
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta dissertação, que tem por tema “Educação Ambiental como Patrimônio: vivência e práticas transformadoras em comunidades da Quarta Colônia-RS”, está vinculada à área de concentração Arquitetura e Patrimônio Cultural e linha de pesquisa Preservação e Patrimônio Material do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural. A Educação Ambiental é uma importante ferramenta para conscientização em prol da sustentabilidade e preservação do meio no qual se vive. A região da Quarta Colônia salienta-se pelas suas belezas naturais e culturais e estas devem ser conhecidas e preservadas. Diante disso, a promoção da Educação Ambiental e Patrimonial nas escolas torna-se relevante e necessária para que se formem cidadãos ativos e conscientes de suas responsabilidades enquanto cidadãos. Com o componente curricular da Educação Patrimonial no município de Restinga Sêca, RS, as escolas começaram a aderir estratégias pedagógicas que se adequassem à nova demanda prevista no município. Para isso, foram desenvolvidas com os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Dezidério Fuzer, localizada em São Miguel, interior de Restinga Sêca, intervenções pedagógicas contemplando a importância de conhecer, valorizar e preservar as paisagens naturais neste município, e também em municípios vizinhos, considerando a relevância do Geoparque UNESCO Quarta Colônia para essa região. Com isso, foram realizados passeios nos pontos turísticos de Restinga Sêca e algumas regiões da Quarta Colônia, e nesses passeios foram realizadas observações e registros fotográficos para uma posterior releitura através de desenhos. Na escola, foram confeccionados brinquedos, robôs a partir de materiais recicláveis, palestras com temas relacionados com a Educação Patrimonial e Ambiental, e produção de um livro com histórias sobre os cuidados com o meio ambiente. Durante o desenvolvimento do trabalho, percebeu-se que muitos dos moradores do interior ainda não possuem informações básicas de como proceder com os resíduos sólidos domiciliares gerados em suas residências. Dessa forma, vê-se a relevância de um calendário com as datas da coleta do lixo seco e informações básicas sobre o descarte correto dos resíduos sólidos domiciliares, primando pela reciclagem como forma de sustentabilidade.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: