Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama
Resumo
O Drama é uma abordagem de ensino de Teatro que tem como característica a
elaboração de um contexto ficcional no qual os e as participantes constroem uma
narrativa, instigados(as) pelo professor, agindo a partir da vivência de papéis e
estimulados(as) pela experimentação no Drama. A cada episódio há a continuidade e
investimento na narrativa, por meio de explorações que levam em conta o contexto
real dos e das participantes e o contexto ficcional proposto. Nesse sentido, esta
pesquisa busca identificar as aproximações entre o Drama e o RPG. Isso pois, se
reconhecem características similares entre os Role Playing Games, ou RPGs, jogos
de criação e interpretação de personagens, e o Drama. Para tanto, foram
desenvolvidas Oficinas de Drama vinculadas ao Estágio Supervisionado de Ensino de
Teatro III, tendo como público jovens e adolescentes. Como referencial, destaca-se,
relativo ao Drama, Beatriz Angela Cabral (Biange) (2006), Diego de Medeiros Pereira
(2021) e André Sarturi (2012), já em relação ao RPG, Wagner Luiz Schmit (2008) é a
principal referência. Ainda, relativo ao jogo, encontra-se apoio em Huizinga (1996).
Tanto o Drama quanto o RPG foram apresentados ao acadêmico durante o
desenvolvimento de sua graduação no curso de Licenciatura em Teatro. Estimulado
pelas propostas, o estudante compreendeu que investir em metodologias de ensino
que sejam atravessadas pelo seu repertório pessoal, com aquilo que lhe engaja e
estimula, poderia favorecer os processos de ensino-aprendizagem.
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