Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBerselli, Marcia
dc.creatorFernandes, Vitor Ayres
dc.date.accessioned2024-01-08T12:09:17Z
dc.date.available2024-01-08T12:09:17Z
dc.date.issued2023-12-15
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31008
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso de Graduação.por
dc.description.abstractDrama is an approach to teaching Theater that is characterized by the elaboration of a fictional context in which participants construct a narrative, instigated by the teacher, acting from the experience of roles and stimulated by the experimentation in the Drama. In each episode there is continuity and investment in the narrative, through explorations that take into account the real context of the participants and the proposed fictional context. In this sense, this research seeks to identify the similarities between Drama and RPG. This is because similar characteristics are recognized between Role Playing Games, or RPGs, character creation and interpretation games, and Drama. To this end, Drama Workshops were developed linked to the Supervised Theater Teaching Internship III, targeting young people and teenagers. As a reference, in relation to Drama, Beatriz Angela Cabral (Biange) (2006), Diego de Medeiros Pereira (2021) and André Sarturi (2012) stand out, while in relation to RPG, Wagner Luiz Schmit (2008) is the main reference. Still, regarding the game, support is found in Huizinga (1996) Both Drama and RPG were presented to the academic during the development of his degree in Theater Degree Stimulated by the proposals, the student understood that investing in teaching methodologies that are crossed by your personal repertoire, with what engages and stimulates you, could favor the teaching-learning processes.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProcesso de Dramapor
dc.subjectRPGpor
dc.subjectProfessor de Teatropor
dc.subjectAula de Teatropor
dc.subjectProcess Dramaeng
dc.subjectTheatre Teachereng
dc.subjectTheatre Classeng
dc.titleDramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Dramapor
dc.title.alternativeDramas & Dices: The RPG as reference to the theatre teacher in the conduction of Process Dramaeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationLicenciatura em Teatro.por
dc.description.resumoO Drama é uma abordagem de ensino de Teatro que tem como característica a elaboração de um contexto ficcional no qual os e as participantes constroem uma narrativa, instigados(as) pelo professor, agindo a partir da vivência de papéis e estimulados(as) pela experimentação no Drama. A cada episódio há a continuidade e investimento na narrativa, por meio de explorações que levam em conta o contexto real dos e das participantes e o contexto ficcional proposto. Nesse sentido, esta pesquisa busca identificar as aproximações entre o Drama e o RPG. Isso pois, se reconhecem características similares entre os Role Playing Games, ou RPGs, jogos de criação e interpretação de personagens, e o Drama. Para tanto, foram desenvolvidas Oficinas de Drama vinculadas ao Estágio Supervisionado de Ensino de Teatro III, tendo como público jovens e adolescentes. Como referencial, destaca-se, relativo ao Drama, Beatriz Angela Cabral (Biange) (2006), Diego de Medeiros Pereira (2021) e André Sarturi (2012), já em relação ao RPG, Wagner Luiz Schmit (2008) é a principal referência. Ainda, relativo ao jogo, encontra-se apoio em Huizinga (1996). Tanto o Drama quanto o RPG foram apresentados ao acadêmico durante o desenvolvimento de sua graduação no curso de Licenciatura em Teatro. Estimulado pelas propostas, o estudante compreendeu que investir em metodologias de ensino que sejam atravessadas pelo seu repertório pessoal, com aquilo que lhe engaja e estimula, poderia favorecer os processos de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpor
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto