dc.contributor.advisor | Berselli, Marcia | |
dc.creator | Fernandes, Vitor Ayres | |
dc.date.accessioned | 2024-01-08T12:09:17Z | |
dc.date.available | 2024-01-08T12:09:17Z | |
dc.date.issued | 2023-12-15 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31008 | |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação. | por |
dc.description.abstract | Drama is an approach to teaching Theater that is characterized by the elaboration of
a fictional context in which participants construct a narrative, instigated by the teacher,
acting from the experience of roles and stimulated by the experimentation in the
Drama. In each episode there is continuity and investment in the narrative, through
explorations that take into account the real context of the participants and the proposed
fictional context. In this sense, this research seeks to identify the similarities between
Drama and RPG. This is because similar characteristics are recognized between Role
Playing Games, or RPGs, character creation and interpretation games, and Drama.
To this end, Drama Workshops were developed linked to the Supervised Theater
Teaching Internship III, targeting young people and teenagers. As a reference, in
relation to Drama, Beatriz Angela Cabral (Biange) (2006), Diego de Medeiros Pereira
(2021) and André Sarturi (2012) stand out, while in relation to RPG, Wagner Luiz
Schmit (2008) is the main reference. Still, regarding the game, support is found in
Huizinga (1996) Both Drama and RPG were presented to the academic during the
development of his degree in Theater Degree Stimulated by the proposals, the student
understood that investing in teaching methodologies that are crossed by your personal
repertoire, with what engages and stimulates you, could favor the teaching-learning
processes. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Processo de Drama | por |
dc.subject | RPG | por |
dc.subject | Professor de Teatro | por |
dc.subject | Aula de Teatro | por |
dc.subject | Process Drama | eng |
dc.subject | Theatre Teacher | eng |
dc.subject | Theatre Class | eng |
dc.title | Dramas & Dados: O RPG como referência para o professor de teatro na condução de processos de Drama | por |
dc.title.alternative | Dramas & Dices: The RPG as reference to the theatre teacher in the conduction of Process Drama | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Licenciatura em Teatro. | por |
dc.description.resumo | O Drama é uma abordagem de ensino de Teatro que tem como característica a
elaboração de um contexto ficcional no qual os e as participantes constroem uma
narrativa, instigados(as) pelo professor, agindo a partir da vivência de papéis e
estimulados(as) pela experimentação no Drama. A cada episódio há a continuidade e
investimento na narrativa, por meio de explorações que levam em conta o contexto
real dos e das participantes e o contexto ficcional proposto. Nesse sentido, esta
pesquisa busca identificar as aproximações entre o Drama e o RPG. Isso pois, se
reconhecem características similares entre os Role Playing Games, ou RPGs, jogos
de criação e interpretação de personagens, e o Drama. Para tanto, foram
desenvolvidas Oficinas de Drama vinculadas ao Estágio Supervisionado de Ensino de
Teatro III, tendo como público jovens e adolescentes. Como referencial, destaca-se,
relativo ao Drama, Beatriz Angela Cabral (Biange) (2006), Diego de Medeiros Pereira
(2021) e André Sarturi (2012), já em relação ao RPG, Wagner Luiz Schmit (2008) é a
principal referência. Ainda, relativo ao jogo, encontra-se apoio em Huizinga (1996).
Tanto o Drama quanto o RPG foram apresentados ao acadêmico durante o
desenvolvimento de sua graduação no curso de Licenciatura em Teatro. Estimulado
pelas propostas, o estudante compreendeu que investir em metodologias de ensino
que sejam atravessadas pelo seu repertório pessoal, com aquilo que lhe engaja e
estimula, poderia favorecer os processos de ensino-aprendizagem. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |