ROLE PLAYING GAME E A LINGUAGEM TEATRAL
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso visa demonstrar o decorrer do
desenvolvimento da criação de uma metodologia para a linguagem teatral a partir
do Role Playing Game. Sendo assim, trago relatos da minha experiência durante
o processo em busca da criação de uma metodologia. A partir do meu percurso
acadêmico, trago como inquietação e problema de pesquisa: quais são os pontos
de convergência entre o Role Playing Game e o Teatro, que possibilitem que o
jogo possa ser utilizado como uma metodologia de teatro? O objetivo geral da
pesquisa é: investigar na prática do Role Playing Game, características que
possam potencializar a criação de uma metodologia em teatro. Apresento como
objetivos específicos: proporcionar encontros para prática com o RPG;
proporcionar, a partir da prática, discussões entre o RPG e o Teatro, partindo do
ponto de vista da liberdade de expressão e criatividade, visibilizando um olhar
mais atento entre o jogo e a prática teatral; desenvolver rodas de conversa sobre
as possíveis experiências no jogo e suas relações com o teatro. Minha escolha
por este tema de pesquisa, deu-se porque em minha adolescência me foi
apresentado o RPG, o que potencializou a minha criatividade. No decorrer do
meu percurso acadêmico, me perguntava constantemente de que maneira
potencializar o processo criativo em teatro, com isso me lembrei do RPG. Pelo
RPG ter essas características penso que, as aulas de teatro, em qualquer nível,
utilizando o RPG, pode agregar de maneira reveladora para o processo teatral.
Neste sentido, apresento como metodologia de pesquisa, dez encontros, que
ocorreram semanalmente, de julho a outubro, com um grupo constituído por seis
estudantes universitários, sendo estes dos cursos de Artes Cênicas, Licenciatura
em Teatro, Sistemas de Informação e Artes Visuais. Cada encontro teve duração
em média de quatro horas, sendo três horas de jogo e uma hora de discussão,
buscando pontos de convergência entre o RPG e o Teatro. Para isso, apresento
como aporte teórico autores como Anita Grando, Antônio Alves de Oliveira Neto,
João Marcos Dadico Sobrinho, Liane Tarouco, Lissa Aryadne Santos Bragança,
Rafael Carneiro Vasques, Roger Caillois, Pablo Canalles, Sandra Aparecida
Benite Ribeiro e Valéria Antunes do Amarante, que deram subsídios teóricos e
práticos sobre o RPG e o teatro. O trabalho está organizado em 3 capítulos,
sendo estes: O Grupo: Estudantes/Detetives/Colaboradores, Role Playing
Game: O interesse inicial e A Enigmática Campanha: O Role Playing Game e a
linguagem teatral.
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