Política pública de assistência estudantil: acesso e permanência na casa do estudante universitário da UFSM
View/ Open
Date
2023-11-23Primeiro membro da banca
Righes, Antônio Carlos Minussi
Segundo membro da banca
Gomez, Simone da Rosa Messina
Metadata
Show full item recordAbstract
A pesquisa ora proposta foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Políticas públicas
e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria (PPPG/UFSM) na linha de pesquisa
LP1: Políticas e gestão da educação básica e superior. Este trabalho faz parte do projeto guardachuva, intitulado: Políticas Públicas e Gestão Educacional: a pesquisa acadêmica e profissional em
educação implicada com a educação básica e/ou superior. A temática ampara-se nas políticas
públicas de assistência estudantil, mais especificamente, as que tratam da moradia estudantil,
contemplando o ingresso, permanência e a saída dos moradores da Casa do Estudante Universitário.
O objetivo geral busca investigar os desdobramentos da política pública de assistência estudantil no
acesso e permanência na Casa do Estudante Universitário (CEU) da Universidade Federal de Santa
Maria/RS, detalhado pelos seguintes objetivos específicos: a) revisitar o marco teórico e legal da
política de assistência estudantil da UFSM; b) mapear o fluxo de acesso e permanência na moradia
estudantil da UFSM; c) investigar a percepção dos moradores acerca do processo de acesso e
permanência na CEU I e II da UFSM; e d) por fim, como produto, construir a Trilha de Orientação
sobre o acesso, permanência e utilização da casa do estudante. O percurso metodológico baseia-se
em uma pesquisa implicada de abordagem quali-quantitativa, do tipo descritiva. A construção dos
dados foi a partir do estado do conhecimento, análise documental e questionário misto aplicado aos
moradores da CEU I e II, maiores de idade 18 anos, via Centro de Processamento de Dados da
UFSM. Após, realizou-se a análise de frequência e a análise de conteúdo. O referencial teórico está
pautado no estado do conhecimento, tendo como bases de pesquisa o IBICT e Manancial da UFSM.
Ele apresenta aspectos da expansão das IES; a assistência estudantil no Brasil e as ações da
assistência estudantil da UFSM. No capítulo analises e discussão explana-se as subcategorias Falta
de suporte/informação por parte da PRAE, Afinidade entre estudantes e Indisponibilidade ao
convívio, as quais emergiram da categoria Acesso. Da mesma forma, as subcategorias Pandemia,
Identificação com o curso, Trabalho e Saúde emergiram das categorias Permanência e saída. Quanto
aos achados da pesquisa a maioria dos respondentes são de origem do estado do Rio Grande do Sul,
entraram na moradia após processo seletivo, via edital. Uma parte desses estudantes relataram
dificuldades quanto ao acesso a moradia estudantil. Sugere-se um maior esclarecimento aos
estudantes em relação as contrapartidas previstas para manter-se no Programa de benefício
socioeconômico. Ademais, a partir dos apontamentos da pesquisa, aspectos teóricos e a legislação,
foi proposto o produto em que busca orientar, por meio de uma ferramenta impressa e digital, os
estudantes quanto aos requisitos e contrapartidas que viabilizam o ingresso e permanência na
moradia estudantil. Por fim este trabalho salienta a importância das políticas públicas voltadas à
assistência estudantil no que tange o acesso e a permanência dos discentes de baixa renda no ensino
superior.
Collections
The following license files are associated with this item: