Estou seguro aqui?: aulas de teatro com homens da comunidade LGBTQIAPN+
Abstract
Esta pesquisa traz como tema o estabelecimento da confiança em aulas de teatro
com um grupo formado por homens da comunidade LGBTQIA+, uma comunidade
que socialmente ainda é marginalizada ao se distanciar da ideia da
heteronormatividade, sendo violentamente, e de forma opressiva, reconhecida como
errada e/ou fora do eixo. O objetivo correlaciona a identificação de quais posturas e
práticas do professor potencializam a confiança entre os membros do grupo. Esta
pesquisa esteve vinculada à disciplina “Estágio Supervisionado de Docência em
Teatro III - Oficina de Teatro”. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa
exploratória (Gil, 1991), na qual o referencial teórico é apoiado em Boal
(1988/1996), com o Teatro do Oprimido. Ainda, para embasar os estudos sobre
gênero, sexualidade e masculinidade, são trazidos autores como Goldhill (2007),
Miskolci (2017) e Alves (2022). Além da escolha das práticas específicas, a partir de
Boal, o pertencimento, o formato de círculo, o contato e o movimento foram
identificados como aspectos centrais no desenvolvimento e manutenção da
confiança. Espera-se que as percepções apresentadas neste trabalho possam
instigar e impulsionar o leitor e a leitora a (re)pensar seu modo de conduzir práticas
cênicas estimulando o respeito, a diversidade e a pluralidade, favorecendo espaços
sensíveis que sejam mais acolhedores aos corpos LGBTQIA+.
Collections
The following license files are associated with this item: