Uniconecta: plataforma web gamificada para auxiliar na colaboração entre estudantes
Resumen
As formas de interação e troca de conhecimento vêm mudando e se adequando às necessidades humanas. Atualmente, são utilizadas diversas ferramentas de colaboração para que estudantes possam interagir, dado que as mesmas estão evoluindo junto com a tecnologia. Uma grande parte delas é utilizada de forma online, possibilitando a interação entre diversas pessoas, criando, assim, redes colaborativas. Aliado a isso, para auxiliar no engajamento das pessoas, novas estratégias vem sendo cada vez mais incorporadas, como a utilização de elementos da gamificação, visando promover engajamento dos usuários. Desta forma, o objetivo desse trabalho é o desenvolvimento de uma plataforma web gamificada que visa auxiliar os estudantes na colaboração entre si. Tal plataforma poderá ser utilizada por todos os indivíduos que desejem compartilhar unidades de estudo para ensinar ou aprender sobre algum conhecimento específico. Cada unidade pode compreender diferentes formas de atividades como: aulas, oficinas, cursos e palestras. Esta pesquisa é caracterizada como exploratória e de natureza aplicada porque visa o desenvolvimento de produto como objetivo. Iniciou com um levantamento bibliográfico para evidenciar o problema e validar a viabilidade de criação do projeto. Após, foi realizado um levantamento de requisitos de funcionalidades e, posteriormente, a modelagem da plataforma, bem como a definição das tecnologias utilizadas, dando seguimento à etapa de desenvolvimento. Periodicamente, ao longo do desenvolvimento, foram realizados testes internos de funcionalidades para correções de bugs e melhorias. Por fim, com a conclusão do desenvolvimento do produto, foi realizada uma avaliação de usabilidade por meio de um questionário, enviado a estudantes de cursos de graduação da área de Computação da UFSM. Diante dos resultados da avaliação, considera-se que o objetivo principal do trabalho foi atingido, visto que a aplicação possui um bom grau de usabilidade e está em conformidade com a ideia inicial do projeto. Espera-se que, ao utilizar a plataforma, os estudantes que disponham de algum conhecimento específico possam repassar o mesmo a outros, fomentando assim sua rede colaborativa.
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