Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVaghetti, Marcos Alberto Oss
dc.creatorKrum, João Rodrigues
dc.date.accessioned2024-01-10T15:36:29Z
dc.date.available2024-01-10T15:36:29Z
dc.date.issued2023-12-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31063
dc.description.abstractThe study of management and behavioral skills in civil engineering is often little explored in academic curricula. Management is understood to be the organizational capacity of an individual or team to carry out the management function, with the aim of maintaining a constant flow of work. This requires knowledge of basic topics such as managing financial, physical and people resources. Behavior is closely linked to management capacity through leadership attitudes and decision-making that influence all aspects of work within companies. The concepts of leadership, communication and planning are often mentioned both in the literature and in the field of engineering. The aim of this work is to carry out a study of the curriculum matrix of the civil engineering course (2005) at UFSM in order to verify the need for more in-depth study of management skills with an emphasis on human and behavioral relations, in addition to the technical and scientific content already taught. This was done by reviewing the literature on the topics of management and behavior in engineering, the curriculum matrix of UFSM's Civil Engineering course from the 2005 Pedagogical Political Project and the author's experience during his compulsory internship. According to the literature review, it was possible to see that the modern job market often demands not only technical skills, but also management and behavioral skills. The curriculum matrix served as a basis for comparison with the literature, since this is where students draw their knowledge from, and the compulsory internship is where this knowledge is put into practice. It was therefore concluded that a greater emphasis on management and behavioral subjects would be necessary to meet these requirements. It is therefore important for higher education institutions and their collegiate bodies to propose these topics emphatically in their curriculaeng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectengenharia civilpor
dc.subjectmatriz curricularpor
dc.subjectliderançapor
dc.subjectcomportamentopor
dc.subjectgestãopor
dc.subjectcivil engineeringeng
dc.subjectcurriculum matrixeng
dc.subjectleadershipeng
dc.subjectbehavioreng
dc.subjectmanagementeng
dc.titleAbordagem de características comportamentais e de gestão na matriz curricular (2005) do curso de engenharia civil da UFSMpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationEngenharia Civilpor
dc.description.resumoO estudo de gestão e capacidades comportamentais na engenharia civil é muitas vezes pouco explorado nos currículos acadêmicos. Entende-se por gestão a capacidade organizacional de um indivíduo ou equipe para realizar a função de gerenciamento, no objetivo de manter o fluxo de trabalho constante. Para tanto, é preciso conhecer temas básicos como gestão de recursos financeiros, físicos e de pessoas. O comportamento está intimamente ligado à capacidade de gestão através de atitudes de liderança e tomadas de decisão que influenciam em todos os aspectos de trabalho dentro das empresas. Os conceitos de liderança, comunicação e planejamento são diversas vezes mencionados tanto na literatura quanto no ramo de atuação de engenheiros. Neste sentido este trabalho possui como objetivo realizar um estudo sobre a matriz curricular do curso de engenharia civil (2005) da UFSM a fim de verificar a necessidade de um aprofundamento nas competências de gestão com ênfase nas relações humanas e comportamentais, além dos conteúdos técnicos e científicos já ministrados. Para isso foi utilizado a revisão de literatura sobre os temas de gestão e comportamento na engenharia, a matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UFSM do Projeto Político Pedagógico de 2005 e a experiência vivenciada pelo autor no estágio obrigatório. Conforme a revisão da literatura, foi possível perceber que o mercado de trabalho moderno exige com frequência habilidades não somente técnicas, mas também de gestão e comportamento. A matriz curricular serviu como base de comparação com a literatura, uma vez que é de onde os estudantes retiram seus conhecimentos, e o estágio obrigatório é onde esses conhecimentos são postos em prática. Dessa forma, concluiu-se que uma ênfase maior de horas em disciplinas de cunho de gestão e comportamento seriam necessárias para contemplar essas exigências. Assim, é importante que instituições de ensino superior e seus colegiados proponham esses temas de modo enfático em suas matrizes curricularespor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpor
dc.publisher.unidadeCentro de Tecnologiapor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto