Abordagem de características comportamentais e de gestão na matriz curricular (2005) do curso de engenharia civil da UFSM
Abstract
O estudo de gestão e capacidades comportamentais na engenharia civil é muitas vezes pouco explorado nos currículos acadêmicos. Entende-se por gestão a capacidade organizacional de um indivíduo ou equipe para realizar a função de gerenciamento, no objetivo de manter o fluxo de trabalho constante. Para tanto, é preciso conhecer temas básicos como gestão de recursos financeiros, físicos e de pessoas. O comportamento está intimamente ligado à capacidade de gestão através de atitudes de liderança e tomadas de decisão que influenciam em todos os aspectos de trabalho dentro das empresas. Os conceitos de liderança, comunicação e planejamento são diversas vezes mencionados tanto na literatura quanto no ramo de atuação de engenheiros. Neste sentido este trabalho possui como objetivo realizar um estudo sobre a matriz curricular do curso de engenharia civil (2005) da UFSM a fim de verificar a necessidade de um aprofundamento nas competências de gestão com ênfase nas relações humanas e comportamentais, além dos conteúdos técnicos e científicos já ministrados. Para isso foi utilizado a revisão de literatura sobre os temas de gestão e comportamento na engenharia, a matriz curricular do curso de Engenharia Civil da UFSM do Projeto Político Pedagógico de 2005 e a experiência vivenciada pelo autor no estágio obrigatório. Conforme a revisão da literatura, foi possível perceber que o mercado de trabalho moderno exige com frequência habilidades não somente técnicas, mas também de gestão e comportamento. A matriz curricular serviu como base de comparação com a literatura, uma vez que é de onde os estudantes retiram seus conhecimentos, e o estágio obrigatório é onde esses conhecimentos são postos em prática. Dessa forma, concluiu-se que uma ênfase maior de horas em disciplinas de cunho de gestão e comportamento seriam necessárias para contemplar essas exigências. Assim, é importante que instituições de ensino superior e seus colegiados proponham esses temas de modo enfático em suas matrizes curriculares
Collections
- TCC Engenharia Civil [302]
The following license files are associated with this item: