Formação continuada de professores: desafio da supervisão escolar
Resumo
A formação continuada de professores exige cada vez mais uma ação coletiva, na qual os supervisores da escola desempenham importante papel nos processos que envolvem sua elaboração. Por esta razão, propôs-se compreender a relação do(s) supervisor(es) da escola na organização e implementação do Projeto de Formação Continuada em uma escola da rede pública estadual do município de Venâncio Aires / RS. A fim de atender a problematização e identificar o papel do(s) supervisor(es) da escola na elaboração do Projeto de Formação Continuada, esta pesquisa qualitativa teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário com perguntas abertas, contemplando as temáticas: gestão democrática; formação de professores e funcionários; educação de qualidade. A análise dos dados foi realizada através da Análise de Conteúdo (AC). A partir da análise percebeu-se que os colaboradores do estudo compreendem a necessidade de reflexão sobre os aspectos elencados como desafios relacionados à formação continuada com toda a comunidade escolar, dos diferentes segmentos que a compõem. Concluiu-se que a dinâmica que envolve a Formação Continuada, desenvolvida na escola, carece um olhar atento, sensível, ético e responsável ao coletivo da organização escolar, e também refletir quanto aos aspectos fundamentais que serão os norteadores dos processos transformadores nos momentos de formação.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1000]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: