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dc.contributor.advisorOliveira-Cruz, Milena Carvalho Bezerra Freire de
dc.creatorPinto, Laura Cristina Maldaner
dc.date.accessioned2024-01-10T15:50:10Z
dc.date.available2024-01-10T15:50:10Z
dc.date.issued2023-12-11
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31074
dc.descriptionMonografia apresentada à Comissão de Trabalho de Conclusão de Curso, do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria como requisito para obtenção do Grau de Bacharel em Comunicação Social – Relações Públicaspor
dc.description.abstractThis research starts from the assumption that the pursuit for physical perfection stimulated by fitness media can have a significant impact on women's relationship with their own bodies and on the practice of physical exercises. The investigation is dedicated to the analysis of the relationships between beauty representations, fitness lifestyle, and health. Using analytical categories inspired by Canclini's perspectives, such as integrative, communicative/distinctive modes of consumption, and consumption as a ritual, the study has as its starting point the following question: How does media consumption relate to the belonging and body-image perception of women who adhere to the fitness lifestyle? The main objective is to observe how beauty representations, fitness lifestyle are appropriated by women and how they impact the self-perception of body image and the sense of belonging to the lifestyle. Specific objectives include the identification of interpretations of fitness lifestyle, body image, and gender; understanding how women adhering to the fitness lifestyle receive and interpret media discourses, and analyzing how the consumption relates to how these women perceive and relate to their bodies. Methodologically, five in-depth, semi-open, and semi-structured interviews were conducted with women who recognized themselves as adherents to the fitness lifestyle, aged between 20 and 25, of the same social class and ethnicity. Through these interviews, we sought to understand how representations of beauty, fitness lifestyle, and health are perceived and appropriated by these women, influencing their ways of integrating, communicating, distinguishing, and establishing consumption rituals. The results point to the construction of a fragmented female body, constantly evaluated by one's own gaze and that of others from the fitness perspective. The interlocutors, despite verbally denying the subjective desire for beauty, express this longing throughout the maintenance of the fitness lifestyle and concerns about health maintenance. Furthermore, the results point to an interconnection of the beauty/fitness/health lifestyle triad and to the interconnection of the three rationalities proposed by Canclini's socio-anthropological perspective. Furthermore, one can perceive ambivalences and contradictions arising from the interviewees' statements from the perspective of beauty, health and fitness.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEstilo de vida fitnesspor
dc.subjectfemininopor
dc.subjectcorpopor
dc.subjectconsumopor
dc.subjectbelezapor
dc.subjectfitness lifestyleeng
dc.subjectfeminineeng
dc.subjectbodyeng
dc.subjectconsumptioneng
dc.subjectbeautyeng
dc.titleMulheres e o estilo fitness: os atravessamentos do consumo sob a luz teórica de Néstor García Canclinipor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationComunicação Social - Relações Públicaspor
dc.description.resumoEsta pesquisa parte do pressuposto de que a busca pela perfeição física estimulada pela mídia fitness pode ter um impacto significativo na relação das mulheres com seus próprios corpos e na prática de exercícios físicos. A investigação se dedica à análise das relações entre representações de beleza, estilo de vida fitness e saúde. Utilizando categorias de análise inspiradas nas perspectivas de Canclini, como modos de consumo integrativo, comunicativo/distintivo e consumo como ritual, o estudo tem como ponto de partida a seguinte questão: De que forma o consumo se relaciona com o pertencimento e a percepção de corpo-imagem de mulheres adeptas ao estilo de vida fitness? O objetivo central é observar como as representações de beleza, estilo de vida fitness são apropriadas por mulheres e como impactam a percepção de corpo-imagem que possuem de si e o senso de pertencimento ao estilo de vida. Os objetivos específicos incluem identificação das interpretações sobre estilo de vida fitness, imagem corporal e gênero; a compreensão de como as mulheres adeptas ao estilo de vida fitness recebem e interpretam os discursos midiáticos e a análise de como o consumo se relaciona com a forma como essas mulheres se percebem e se relacionam com seus corpos. Metodologicamente, foram conduzidas cinco entrevistas em profundidade, semi-abertas e semi-estruturadas, com mulheres que se reconhecem como adeptas ao estilo de vida fitness, com idade entre 20 e 25 anos, da mesma classe social e etnia. Através dessas entrevistas, procurou-se entender como as representações de beleza, estilo de vida fitness e saúde são percebidas e apropriadas por essas mulheres, influenciando seus modos de se integrar, comunicar, distinguir e estabelecer rituais de consumo. Os resultados apontam para a construção de um corpo feminino fragmentado, constantemente avaliado pelo olhar próprio e do outro a partir da óptica fitness. As interlocutoras, apesar de negarem verbalmente o desejo subjetivo de beleza, expressam esse anseio por meio da manutenção do estilo de vida fitness e preocupações com a manutenção da saúde. Além disso, os resultados apontam para uma interconexão da tríade beleza/estilo de vida fitness/saúde e para a interconexão das três racionalidades propostas pela perspectiva socioantropológica de Canclini. Ademais, pode-se perceber ambivalências e contradições oriundas das falas das entrevistadas a partir da perspectiva da beleza, saúde e o fitness.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


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