As temáticas concernentes à comunidade LGBTQIA+ em sitcoms: uma análise sobre os imaginários sócio-discursivos em Modern Family
Resumo
O discernimento de que os meios de comunicação incidem na sociedade, e
vice-versa, permite localizar produções midiáticas como pontos focais na construção
e reprodução de um pensamento coletivo, sendo ferramenta imprescindível para a
manutenção de estruturas político-econômicas e de poder. Desta forma, sua
investigação é essencial para compreender as dinâmicas sócio-culturais do mundo
real. A partir da análise discursiva, portanto, este trabalho se propõe a estudar
percepções sociais a respeito da comunidade LGBTQIA+ presentes em produtos
culturais, especificamente no sitcom Modern Family (2009), utilizando o conceito de
imaginários sócio-discursivos, de Patrick Charaudeau (2017). Contextualmente, o
trabalho reflete sobre as dinâmicas do relacionamento entre mídia e sociedade,
apresenta ponderações sobre sitcoms e, enfim, examina o objeto empírico Modern
Family (2009) e sua construção. Sendo assim, partindo da categorização dos
imaginários sócio-discursivos, buscou-se identificar julgamentos e noções a respeito
do grupo (comunidade LGBTQIA+) em três temporadas da série, refletindo como
estes são construídos e se evoluem (ou não) ao longo do enredo. Quanto aos
resultados, constatou-se que as percepções relacionadas a imaginários de
“Feminilidade/Masculinidade”, “Sexualidade” e “Promiscuidade” foram construídas a
partir do desenvolvimento da psique e comportamento dos personagens do seriado,
enquanto as categorias “Heteronormatividade”, “Hostilidade” e “Relações Familiares”
surgiram em situações enfrentadas pelos personagens, partindo da opinião de
terceiros e tensões externas a eles. Além disso, descobriu-se que, sim, o discurso
empreendido sobre o seriado a respeito da comunidade LGBTQIA+ evolui ao longo
dos anos, tornando-se menos pejorativo e generalista.
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