Modelos de previsão de consumo de combustível atrelados às características superficiais do pavimento
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Data
2023-12-14Autor
Damasceno, Luís Henrique Ceolin
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As rodovias desempenham uma função crucial nas infraestruturas que impulsionam o desenvolvimento econômico de uma nação. Atualmente, o enfoque econômico principal na concepção dessas estruturas vai além da simples redução de custos, conferindo relevância à perspectiva ambiental e buscando avaliar de maneira abrangente os impactos de longo prazo, seja no âmbito econômico ou ambiental, decorrentes desse tipo de investimento. Apesar das crescentes regulamentações sobre as emissões de gases de efeito estufa, houve um aumento significativo na quantidade de veículos, resultando em um aumento no consumo de combustíveis fósseis e, consequentemente, no aumento das emissões de CO2 liberadas na atmosfera terrestre nos últimos anos. Nesse contexto, torna-se cada vez mais relevante compreender e estimar o impacto da condição do pavimento sobre o excesso de consumo de combustível demandado pelos veículos. Nessa perspectiva, o cálculo para quantificar a parcela do consumo de combustível por veículo ligado ao pavimento representa também uma ferramenta essencial para mensurar e detalhar as estratégias de controle das emissões de dióxido de carbono, sendo que já a algum tempo estudos conduzidos por entidades vinculadas a área de transportes destacam a necessidade de modelos que prevejam de maneira mais precisa esse valor. O presente trabalho apresenta uma revisão da literatura com o objetivo de identificar e de avaliar como os principais modelos de cálculo de previsão de consumo de combustível dependentes das características do pavimento criados até hoje foram concebidos, qualificando a forma de cálculo e suas diretrizes. Assim, foram encontrados em torno de trinta trabalhos, entre estudos e pesquisas na área, porém foram selecionados sete para discretizar suas equações e mostrar mais detalhes. Dessa forma, modelos como, por exemplo, o HDM-4, ARFCOM e NIMPAC que oferecem uma abordagem abrangente para avaliar o desempenho das rodovias e correlacionam as características do pavimento com o consumo de combustível a fim de otimizar a eficiência do transporte serão apresentados no decorrer do trabalho. Tais modelos podem desempenhar um papel crucial na formulação de políticas, tomada de decisão e estratégias que visam a mitigação dos impactos negativos das más condições das rodovias no consumo de combustível nos veículos.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [272]
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