O Cotidiano escolar e os desafios da criança com autismo na educação infantil
Visualizar/ Abrir
Data
2023-07-06Autor
Freitas, Portira Teixeira Machado de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como finalidade compreender o processo de inclusão de
crianças com autismo na Educação Infantil. A pesquisa tem como objetivo descrever
como ocorre o processo de inclusão das crianças com autismo na Educação Infantil,
bem como discutir sobre o papel da escola nesse processo. Caberá ainda
problematizar a respeito da construção de práticas pedagógicas inclusivas para todas
as crianças, inspirada nos pressupostos teóricos da psicanálise. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, enquanto que, para a análise dos
resultados será utilizado a análise textual discursiva. Realizou-se um levantamento
das publicações sobre a inclusão de crianças com autismo na Educação Infantil,
usando como base de dados o site da Associação Nacional de Pós-Graduação e
Pesquisa em Educação - ANPED. Diante dessa pesquisa foi possível compreender a
importância de debatermos a temática da inclusão de crianças com autismo, cada dia
mais presente no cotidiano escolar, desafiando os professores quanto às práticas
pedagógicas desenvolvidas.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: