A critical analysis of essay in the English major at UFSM
Abstract
Esta pesquisa aborda o gênero ensaio no curso de Letras-Inglês da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Apesar da prevalência do ensaio nas disciplinas de Literatura do curso, suas características linguísticas e estruturais permanecem pouco conhecidas. Uma extensa busca no Google Acadêmico por artigos sobre o tema revelou um número limitado de artigos, evidenciando uma lacuna no estudo do gênero. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a estrutura retórica do ensaio. Para isso, emprega-se uma abordagem qualitativa, concentrando-se nas perspectivas de três professores do curso sobre o gênero. Foram realizadas entrevistas com esses professores visando identificar as características linguísticas e estruturais do ensaio, sob o enfoque da Gramática Sistêmico Funcional, da Análise Crítica de Gêneros e Análise Crítica do Discurso. Pode-se depreender, a partir das respostas dos professores, que o gênero ensaio dentro do curso de Letras-Inglês da UFSM possui um tom informal e uma subjetividade que tornou difícil a tarefa de construir os seus movimentos retóricos.