Apoio psicopedagógico na educação superior: uma proposta de autogestão da aprendizagem
Fecha
2023-10-30Primeiro membro da banca
Souza, Carmen Rosane Segatto e
Segundo membro da banca
Alves, Marcia Doralina
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esse estudo é vinculado ao Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, na linha de pesquisa referente à Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Apresenta como temática geral o estudo da Educação Superior e a Psicopedagogia. Teve como problema de pesquisa: os instrumentos avaliativos para a avaliação das dificuldades de aprendizagem no Ensino Superior são suficientes e eficazes? Nesse sentido, o objetivo geral é investigar os estudos na área psicopedagógica voltados à Educação Superior, focalizando os processos de aprendizagem, avaliação e recursos. Como objetivos específicos: descrever as dificuldades de aprendizagem mais frequentes no Ensino Superior; refletir sobre os instrumentos avaliativos utilizados na avaliação psicopedagógica no Ensino Superior; investigar as principais necessidades da busca pelo apoio psicopedagógico no Ensino Superior. O contexto universitário, para muitos acadêmicos, pode ser desafiador no que se refere à aprendizagem, haja vista que os conteúdos podem ser considerados mais complexos e, em consequência, surgem as dificuldades, entretanto, para realizar avaliações e o acompanhamento desses estudantes são necessários instrumentos e recursos que se adequem ao nível de ensino. Desse modo, este estudo realizou um levantamento acerca da busca pelo acompanhamento psicopedagógico na Coordenadoria de Ações Educacionais (CAED), na Universidade Federal de Santa Maria. Por meio de um estudo de revisão de literatura, em uma análise preliminar, bem como questionários enviados aos participantes (estudantes que buscaram apoio psicopedagógico e psicopedagogos do setor) constatou-se a carência de instrumentos avaliativos e interventivos psicopedagógicos para adultos e que, se faz importante a criação de um instrumento de autogestão da aprendizagem, que visa identificar e direcionar a demanda apresentada pelo estudante para algum encaminhamento específico ou, adaptações e adequações em sua rotina, e/ou hábito de estudo, uma orientação de autogestão no que compete às dificuldades encontradas no Ensino Superior, com enfoque teórico e prático subsidiado pelos conhecimentos da pedagogia e psicopedagogia, com os autores Jussara Hoffmann e Nádia Bossa, e da teoria do desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner. É chegada a conclusão de que o instrumento IRDES – Inventário de Rastreio das Dificuldades no Ensino Superior, criado enquanto produto de pesquisa, poderá ser útil tanto para os estudantes, enquanto autoaplicação, quanto à aplicação assistida por profissionais, cumprindo o objetivo de pesquisa.
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