A intervenção da terapia ocupacional na construção do potencial cognitivo em uma criança com paralisia cerebral: estudo de caso
Resumen
A paralisia cerebral é caracterizada por um conjunto de síndromes clinicas que afetam o desenvolvimento e a postura das crianças, dificultando seu processo de aprendizagem. Tendo em vista estas características, questiona-se como será a constituição e a busca de independência em uma criança que não tem habilidades motoras para explorar o meio em que vive. Esta monografia e o artigo apresentado abordam a análise do potencial de um tratamento terapêutico ocupacional que possui o objetivo de contribuir para o processo de desenvolvimento cognitivo de uma criança com paralisia cerebral em idade de 4 anos. Esta pesquisa se justifica, pois existem crianças com paralisia cerebral que possuem dificuldade em seu desenvolvimento cognitivo, além das dificuldades motoras, porém a maioria dos tratamentos são voltados às desordens do movimento. A pesquisadora participou das supervisões e estudos de caso relativos ao tratamento da paciente em questão e registrou as informações em diário de campo. Os resultados serão apresentados em duas seções: a avaliação e a proposta de tratamento do terapeuta ocupacional e a evolução da criança. Um grande número de crianças que apresentam esta patologia possui potencial intelectual preservado ou a construir, considerando os obstáculos motores. Então, tratar somente o quadro motor não garante a produção de inteligência da criança. Neste momento, a Terapia Ocupacional é uma das profissões que contribuem muito para que a criança e seus familiares criem ou recriem formas de fazer.
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