Uma unidade instrucional baseada em jogos para o ensino de língua inglesa nos anos finais do ensino fundamental
View/ Open
Date
2023-12-11Author
Oliveira, Larissa Francine de
Primeiro membro da banca
Nunes, Felipe Becker
Segundo membro da banca
Lorenset, Caroline Chioquetta
Metadata
Show full item recordAbstract
Nos últimos anos, a educação passou por grandes mudanças devido à crise pandêmica causada
pelo vírus da Covid-19, no qual, fez com que todas as atividades que aconteciam de forma
presencial passassem a funcionar remotamente. Neste cenário, os professores tiveram que
repensar suas práticas pedagógicas, explorando o uso de tecnologias digitais. Porém, várias
foram as dificuldades e desafios encontrados. Desde a fluência digital de docentes e discentes,
até a encontrar materiais didáticos com qualidade e evidência de seus benefícios para serem
utilizados em sala de aula. Assim, percebe-se a necessidade de estudos que foquem na criação
de sequências e materiais didáticos mediadas por tecnologias, sistematicamente definidos e
avaliados, para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos educadores e futuros
educadores. Em paralelo, há a necessidade de se apropriar das Tecnologias Digitais da
Informação e Comunicação, para o ensino de Língua Inglesa na Educação Básica, pois elas
surgem em diferentes épocas com o objetivo de intensificar o aprendizado dos estudantes. Neste
sentido, para o ensino de uma Língua Estrangeira, há todo um universo cultural para os
estudantes explorarem, seja por meio de músicas, filmes, séries e Jogos Digitais (JD). Para tais
alunos, que na maioria das vezes se encontram ainda em fase de letramento, a utilização de JD,
neste processo faz-se crucial, pois por meio deles o aluno é capaz de desenvolver sua autonomia,
fazendo o pensar ao tentar sanar algum desafio imposto pelos jogos em seus diversos níveis de
dificuldade. Neste contexto, o objetivo geral desta dissertação é desenvolver uma Unidade
Instrucional baseada em Jogos Digitais, para o ensino de Língua Inglesa, para alunos dos Anos
Finais do Ensino Fundamental. Em termos de metodologia, esta pesquisa classifica-se como
multimétodo, porque adota diferentes métodos qualitativos e quantitativos para definição e
avaliação da proposta. Em relação aos horizontes temporais a pesquisa é transversal, pois ocorre
em eventos dissociados no tempo. Como produto técnico, exigência para um mestrado
profissional, tem-se uma Unidade Instrucional Baseada em Jogos Digitais para o Ensino de
Língua Inglesa para alunos do Ensino Fundamental II. Como resultado desta pesquisa, obtidos
em avaliações sob a perspectiva dos alunos e dos docentes de língua inglesa observa-se um
indicativo de contribuição ao aprendizado dos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental,
e o potencial em auxiliar docentes e futuros docentes de Língua Inglesa em suas práticas
pedagógicas ao apropriar-se de uma unidade instrucional sistematicamente definida e avaliada.
Collections
The following license files are associated with this item: