Escola do campo e abordagem CTSA: UEPS como promotoras da aprendizagem significativa no ensino de ciências da natureza com ênfase em conceitos de física
Visualizar/ Abrir
Data
2023-11-22Primeiro membro da banca
Santarosa, Maria Cecília Pereira
Segundo membro da banca
Spohr, Carla Beatriz
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa visa identificar de que maneira UEPS com abordagem CTSA podem contribuir para que estudantes de uma escola do campo aprendam significativamente ciências da natureza, com ênfase em conceitos de física. Para tanto, o objetivo da pesquisa foi elaborar e aplicar UEPS a partir da abordagem CTSA, bem como refletir sobre aspectos que evidenciem aprendizagem significativa em Ciências da Natureza, com ênfase em conceitos de Física por alunos de uma escola do campo. As UEPS foram aplicadas com alunos do 8º ano do ensino fundamental, em uma Escola do Campo, para verificar a potencialidade de uma sequência didática para a aprendizagem significativa. Inicialmente, o trabalho apresenta uma revisão bibliográfica que serviu de direcionamento para a construção das três UEPS. Além disso, as UEPS foram elaboradas baseadas em um tema de interesse, o descarte de Lixo doméstico na zona rural. O trabalho foi desenvolvido visando ampliar o pensamento crítico sobre as questões ambientais locais e associar esses fenômenos à aprendizagem de conceitos de Ciências da Natura com ênfase no ensino de conceitos de Física, por exemplo, o Efeito Estufa. Após as investigações e as interpretações é possível perceber as contribuições da TAS e de CTSA para a aprendizagem significativa, bem como, a importância de um material potencialmente significativo para o processo de ensino. Os resultados que obtivemos ao desenvolver a pesquisa faz-nos acreditar que a pesquisa em educação e a busca por uma aprendizagem que tenha significado aos estudantes é uma temática que apresenta pontos positivos e negativos, mas, principalmente, suscita o repensar e o refazer metodológico e pedagógico dos professores em busca de uma Educação básica que dê suporte às futuras gerações.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: