Vivências como residente no contexto da pandemia e pós-pandemia em uma escola pública de Santa Maria/RS
Abstract
O presente estudo caracteriza-se como um Trabalho de Conclusão de Curso - TCC,
sendo ele pré-requisito para conclusão do ensino superior. Tem como temática: a
residência pedagógica no curso de Pedagogia durante o contexto pandêmico e
pós-pandêmico sob o olhar de uma residente. A partir desta temática, buscou-se
discutir as experiências da acadêmica como residente, no Programa Residência
Pedagógica (PRP), da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, do subprojeto
Pedagogia/Alfabetização, em uma escola da rede municipal situada na região
centro-oeste do município de Santa Maria, RS. A narrativa tem como foco suas
vivências em uma turma de Educação Infantil Pré B, com crianças de 5 e 6 anos de
idade durante o período letivo do ano 2021 se expandindo em observações
posteriores. As aprendizagens aconteceram a partir de um modelo de ensino
diferenciado, de modo remoto, devido ao momento pandêmico causado pelo vírus
SARS-CoV-2. Naquele período, o ensino remoto configurou-se como única
alternativa viável para a garantia do direito da criança à educação. Tal relato está
situado no âmbito da pesquisa qualitativa e adota a narrativa autobiográfica e
entrevistas semiestruturadas para construção dos dados. Através das experiências,
vivenciadas ao longo do ano com a turma, pode-se concluir que o ensino remoto
trouxe muitos desafios para o ensino-aprendizagem das crianças, tais como:
dificuldades com as tecnologias, pouco preparo das famílias para dar o suporte
necessário para os estudantes, imaturidade das crianças para lidar com essa modo
de ensinar e, professores sem formação específica para trabalhar com o ensino
remoto. Destaca-se também o papel dos(as) professores(as) para se reinventarem
diante deste triste, mas necessário, cenário. Este trabalho se estendeu para o
pós-pandemia, com entrevistas e relatos das professoras regentes das turmas, onde
foi possível definir este momento por três categorias. Perceber as angústias,
dificuldades e os déficits de aprendizagem que o ensino remoto causou em algumas
crianças.
Collections
The following license files are associated with this item: