Comunicação interna e acessibilidade: Estratégias e ações em relações públicas
Resumo
A comunicação interna, ao longo dos anos, tornou-se uma via fundamental para garantir o fluxo adequado de informações e a integração dos colaboradores em uma empresa. O presente trabalho tem como tema relacionar a comunicação interna e a acessibilidade. A investigação se debruça sobre o papel do profissional de comunicação como gestor da comunicação organizacional, buscando promover a inclusão de colaboradores com deficiência (PCDs). Para tanto, desde já compreende-se que é fundamental uma comunicação inclusiva, levando em consideração as necessidades e habilidades de todos os funcionários. Através deste estudo, são abordados os conceitos e práticas da comunicação interna inclusiva. O estudo pretende contribuir para uma sociedade mais igualitária, com a promoção da inclusão e da justiça social, tendo um impacto positivo no clima organizacional, na produtividade e na reputação da empresa. Para embasar essa pesquisa, são utilizadas fontes como Kunsch (2003), Matos (2004), Chiavenato (1997), Curvello (2012) e Simões (1995). O percurso metodológico perpassa a pesquisa bibliográfica e ainda contribui com o estudo, um questionário online com profissionais de comunicação que atuam no âmbito da comunicação interna e outro questionário online com PCDs que atuam na força de trabalho, identificando possíveis estratégias de acessibilidade e inclusão. Para o cruzamento de dados, nos inspiramos na análise de conteúdo (BARDIN, 1977). Esperamos que com os resultados obtidos na pesquisa, que demonstram um cenário ainda em construção e que necessita de muito estudo e preparo por parte da comunicação interna nas organizações, haja contribuição para a promoção da inclusão nas empresas, favorecendo tanto os colaboradores com deficiência quanto a própria organização e a sociedade.
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