Programa residência pedagógica na formação inicial de professores no curso de pedagogia da UFSM: uma análise a partir do ciclo de políticas
Fecha
2023-11-16Primeiro membro da banca
Marquezan, Fernanda Figueira
Segundo membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta pesquisa foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
Educação (PPGE), Curso de Mestrado em Educação, da Universidade Federal de
Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (Políticas públicas educacionais,
práticas educativas e suas interfaces), em interlocução com o Grupo REDES/CNPqUFSM, sendo parte do projeto intitulado “Políticas Públicas e Gestão Educacional: a
pesquisa acadêmica e profissional em educação implicada com a educação básica
e/ou superior”. Aborda a temática de formação inicial de professores e o Programa
Residência Pedagógica (PRP) na busca da resposta ao seguinte questionamento:
como a política do PRP foi desenvolvida no Curso de Pedagogia da UFSM? Assim,
teve-se por objetivo geral analisar, sob a ótica do ciclo de políticas, o PRP no Curso
de Pedagogia da UFSM. Este, por sua vez, desdobra-se nos seguintes objetivos
específicos: reconhecer o campo a partir da construção do Estado do Conhecimento;
investigar os Contextos da influência e da estratégia política referentes à formação de
professores; analisar o Contexto da produção do texto do PRP; e investigar os
Contextos da prática e dos resultados ou efeitos do PRP do Curso de Pedagogia da
UFSM, mediante entrevistas com atores participantes do Programa. A pesquisa está
fundamentada na abordagem qualitativa, com perspectiva epistemológica no ciclo de
políticas de Ball (1992) e colaboradores, tendo sido realizada com os seguintes atores:
Docentes Orientadoras responsáveis pelo Programa no Curso de PedagogiaCE/UFSM e Professoras Preceptoras das escolas-campo, participantes do Edital
Capes nº 01/2020. O corpus de análise da pesquisa reuniu as publicações sobre a
política (Contextos da influência e da estratégia política), os documentos orientadores
e a legislação da política (Contexto da produção do texto), além dos depoimentos
sobre a política (Contextos da prática e dos resultados ou efeitos). Para a análise dos
textos das entrevistas semiestruturadas, foi utilizada a Análise Textual Discursiva, de
Moraes e Galiazzi (2021). Como resultados da investigação observou-se que, nos
Contextos da influência e da estratégia política, os acordos internacionais foram
decisivos para a criação de políticas de formação inicial de professores no Brasil; que
no Contexto da produção do texto foi possível identificar as concepções subjacentes
aos textos do PRP em diferentes governos de Estado; e nos Contextos da prática e
dos resultados ou efeitos, o PRP no Curso de Pedagogia da UFSM atingiu seus
objetivos propostos. Portanto, o estudo realizado levou a compreender que emerge a
necessidade do PRP ser considerado como política de Estado e não de governo, dado
sua importância no processo de formação inicial e continuada de professores em
articulação com a educação básica e universidade.
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