Caminhos percorridos: uma narrativa dos processos de formação na Educação Especial
Resumen
O presente trabalho é resultado de uma inquietação na minha busca pelo conhecimento durante o curso de Graduação em Educação Especial - Diurno, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e nasce com a intenção de gerar uma reflexão acerca dos caminhos percorridos pelas estudantes que ingressam no curso de Educação Especial. O trabalho foi elaborado com o objetivo de fornecer um olhar humanizado em relação à jornada acadêmica, contribuindo para uma compreensão mais aprofundada dos processos experimentados enquanto discente. Busco um amparo teórico em Josso (2004), que aborda as Narrativas de Formação, em Freire (2003) e Hernández (2023), que tratam as vivências dos sujeitos como um instrumento do aprender, defendendo uma pedagogia desobediente que visa proporcionar ao sujeito um novo modo de sentir, perceber, ver e fazer parte do mundo. A metodologia deste estudo foi construída a partir de fotografias registradas dentro da Universidade Federal de Santa Maria, que geraram memórias e representam as minhas experiências vivenciadas na instituição, que foram fundamentais para a minha formação. Como resultado, apresento os novos direcionamentos que tive dentro da Universidade ao ser atravessada pelos movimentos inesperados da aprendizagem que permeiam para além das paredes da sala de aula.
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