dc.contributor.advisor | Tonini, Andréa | |
dc.creator | Moro, Lauriane Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-01-24T12:36:07Z | |
dc.date.available | 2024-01-24T12:36:07Z | |
dc.date.issued | 2023-12-18 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31253 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Based on an experience with the extension project “Dyslexia: teacher training from the perspective of inclusive education” developed in 2023 at a Municipal Elementary School in Santa Maria (RS), the question is whether continued training enabled qualification of the teaching staff's pedagogical action regarding the teaching and learning process from the perspective of inclusive and equitable quality education for students with dyslexia. In this context, the following objectives were defined for the proposed study: investigate the impacts on teaching based on the continuing training actions proposed by the project; investigate the effects of project actions on the teaching and learning process of students with dyslexia; identify the contributions of collaborative teaching and UDL to the student inclusion process. The work was qualitative research in nature and the questionnaire was the method used to collect data. The instrument was answered by five elementary school teachers who had students diagnosed with dyslexia in their classes. The results indicate that the project's actions provided the
participating teachers with relevant knowledge on the proposed themes, in order to qualify teaching action from the perspective of inclusive, equitable and quality education for students with dyslexia. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Dislexia | por |
dc.subject | Formação continuada | por |
dc.subject | Escola inclusiva | por |
dc.subject | Dyslexia | eng |
dc.subject | Continuing education | eng |
dc.subject | Inclusive school | eng |
dc.title | Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista | por |
dc.title.alternative | Continuing education and pedagogical qualification in care for students with dyslexia: analysys os an extensionist action | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), questiona-se se a formação continuada possibilitou a qualificação da ação pedagógica do corpo docente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem na perspectiva educação inclusiva e equitativa de qualidade aos estudantes com dislexia. Neste contexto, para o estudo proposto foram definidos os seguintes objetivos: investigar os impactos na docência a partir das ações de formação continuada propostas pelo projeto; investigar os efeitos das ações do projeto no processo de ensino e aprendizagem dos
estudantes com dislexia; identificar as contribuições do ensino colaborativo e do DUA para o processo de inclusão dos estudantes. O trabalho teve como natureza a pesquisa qualitativa e o questionário foi o método utilizado para a coleta de dados. O instrumento foi respondido por cinco professoras do ensino fundamental que tinham em suas turmas estudantes com o diagnóstico de dislexia. Os resultados indicam que as ações do projeto proporcionaram para as professoras participantes os conhecimentos relevantes sobre as temáticas propostas, de modo a qualificar a ação docente na perspectiva da educação inclusiva, equitativa e de qualidade aos estudantes com dislexia. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |