Formação continuada e a qualificação pedagógica no atendimento aos estudantes com dislexia: análise de uma ação extensionista
Resumen
A partir de uma experiência com o projeto de extensão “Dislexia: formação docente na perspectiva da educação inclusiva” desenvolvido no ano de 2023 em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Santa Maria (RS), questiona-se se a formação continuada possibilitou a qualificação da ação pedagógica do corpo docente no que se refere ao processo de ensino e aprendizagem na perspectiva educação inclusiva e equitativa de qualidade aos estudantes com dislexia. Neste contexto, para o estudo proposto foram definidos os seguintes objetivos: investigar os impactos na docência a partir das ações de formação continuada propostas pelo projeto; investigar os efeitos das ações do projeto no processo de ensino e aprendizagem dos
estudantes com dislexia; identificar as contribuições do ensino colaborativo e do DUA para o processo de inclusão dos estudantes. O trabalho teve como natureza a pesquisa qualitativa e o questionário foi o método utilizado para a coleta de dados. O instrumento foi respondido por cinco professoras do ensino fundamental que tinham em suas turmas estudantes com o diagnóstico de dislexia. Os resultados indicam que as ações do projeto proporcionaram para as professoras participantes os conhecimentos relevantes sobre as temáticas propostas, de modo a qualificar a ação docente na perspectiva da educação inclusiva, equitativa e de qualidade aos estudantes com dislexia.
Colecciones
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: