Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCorrea, Aruna Noal
dc.creatorCardoso, Carolini Avila
dc.date.accessioned2024-01-24T12:42:34Z
dc.date.available2024-01-24T12:42:34Z
dc.date.issued2023-02-06
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31258
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023.por
dc.description.abstractIn the field of special education, new pedagogical approaches are increasingly studied and applied in order to expand the learning and well being of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD). In this context, one of the most promising activities are those involving music. Thus, the present work aimed to investigate and understand the benefits and challenges of music education for individuals with ASD. Additionally, to demonstrate that music can also be used in the construction of cognitive knowledge and in social interaction among students, we tried to identify methods to insert this practice in the regular classroom where students are inserted, and not only in the Specialized Educational Assistance. In this way, interventions were carried out within the Supervised Internship in Cognitive Deficit, in a regular classroom, where students with ASD are found, along with written records made with mothers of two girls with ASD. From the qualitative analysis of the written records and the bibliographic review of articles, texts and books on the subject, it was concluded that music is presented as an educational strategy of great value within special education, since it stimulates, beyond musical knowledge, the creativity, autonomy and interaction, among others, cognitive issues of students with this condition.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Musicalpor
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapor
dc.subjectMusical educationeng
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectAutistic Spectrum Disordereng
dc.titleA educação musical na Educação Especial: contribuições ao sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA)por
dc.title.alternativeMusical education in Special Education: contributions to subject with Autism Spectrum Disorder (ASD)eng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoNo campo da educação especial, novas abordagens pedagógicas são cada vez mais estudadas e aplicadas a fim de ampliar o aprendizado e o bem-estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste contexto, uma das mais promissoras atividades são aquelas envolvendo música. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar e compreender os benefícios e desafios da educação musical para os sujeitos com TEA. Adicionalmente, para demonstrar que a música também pode ser utilizada na construção do conhecimento cognitivo e na interação social entre os alunos, procurou-se identificar métodos para inserir esta prática na classe regular onde os alunos estão inseridos, e não somente dentro do Atendimento Educacional Especializado. Desta forma, foram realizadas intervenções dentro do Estágio Supervisionado em Déficit Cognitivo, em sala de aula regular, onde se encontram alunos com TEA, juntamente com registros escritos realizados com mães de duas meninas com TEA. A partir da análise qualitativa dos registros escritos e na revisão bibliográfica de artigos, textos e livros sobre o assunto, concluiu-se que a música se apresenta como uma estratégia educacional de grande valor dentro da educação especial, uma vez que a mesma estimula, para além dos conhecimentos musicais, a criatividade, a autonomia e interação, dentre outros, a cognição dos alunos com esta condição.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto