A educação musical na Educação Especial: contribuições ao sujeito com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Abstract
No campo da educação especial, novas abordagens pedagógicas são cada vez mais estudadas e aplicadas a fim de ampliar o aprendizado e o bem-estar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste contexto, uma das mais promissoras atividades são aquelas envolvendo música. Assim, o presente trabalho teve como objetivo investigar e compreender os benefícios e desafios da educação musical para os sujeitos com TEA. Adicionalmente, para demonstrar que a música também pode ser utilizada na construção do conhecimento cognitivo e na interação social entre os alunos, procurou-se identificar métodos para inserir esta prática na classe regular onde os alunos estão inseridos, e não somente dentro do Atendimento Educacional Especializado. Desta forma, foram realizadas intervenções dentro do Estágio Supervisionado em Déficit Cognitivo, em sala de aula regular, onde se encontram alunos com TEA, juntamente com registros escritos realizados com mães de duas meninas com TEA. A partir da análise qualitativa dos registros escritos e na revisão bibliográfica de artigos, textos e livros sobre o assunto, concluiu-se que a música se apresenta como uma estratégia educacional de grande valor dentro da educação especial, uma vez que a mesma estimula, para além dos conhecimentos musicais, a criatividade, a autonomia e interação, dentre outros, a cognição dos alunos com esta condição.
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