Um diálogo sobre a inclusão a partir da gestão escolar e seus atores
Resumen
A pesquisa apresenta a temática da inclusão escolar acerca da função da gestão escolar no processo de inclusão na rede regular de ensino em uma Escola de Educação Fundamental do Campo, do município de Venâncio Aires/RS. Reconhece-se a importância de estudos que busquem a análise reflexiva de como está sendo o processo de inclusão por parte dos sujeitos envolvidos e das lacunas do sistema educacional, dentro do campo de gestão e inclusão escolar. Assim, propõe-se investigar: Como ocorre o processo de inclusão em uma escola de ensino fundamental do campo e de que forma a gestão escolar contribui neste processo? Delineiam-se, então, como objetivos específicos: Averiguar as concepções dos professores referentes à inclusão; Identificar os desafios enfrentados pela escola no processo de inclusão; verificar a forma de tratamento do aluno incluído na escola. Foram oito os colaboradores, representantes dos segmentos de funcionários, professores e direção. A metodologia constituiu-se em um estudo de caso, com abordagem qualitativa, utilizando-se questionários para a coleta de dados; a análise dos dados foi realizada a partir de categorização, através da análise de conteúdo. Observou-se como um dos resultados,entre outros, a falta de envolvimento e participação da família no processo de inclusão, e a necessidade de haver uma equipe de apoio para contribuir neste desafio da inclusão escolar.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [951]
El ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: