A política de Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Catarinense – Câmpus Avançado Sombrio: transformações e potencialidades
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Date
2023-12-18Primeiro membro da banca
Zambon, Luciana Bagolin
Segundo membro da banca
Chaves, Taniamara Vizzotto
Metadata
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Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Linha
de Pesquisa 2: Políticas Públicas Educacionais, práticas pedagógicas e suas
interfaces e ao TransformAção: Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas
e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional. O estudo teve como objetivo
analisar as transformações e as potencialidades do Ensino Médio Integrado no
Câmpus Avançado Sombrio, do Instituto Federal Catarinense, a partir da
implementação da política de Ensino Médio Integrado. Para alcançar esse propósito,
a pesquisa pautou-se em três objetivos específicos: I) investigar a historicidade da
política de Ensino Médio Integrado e seu movimento no Câmpus Avançado Sombrio,
do Instituto Federal Catarinense; II) compreender as transformações que a política do
EMI trouxe à educação profissional e tecnológica no Câmpus Avançado Sombrio do
IFC; III) desvelar as potencialidades da política do EMI no Câmpus Avançado
Sombrio. A investigação apresenta uma abordagem qualitativa e se configura como
um estudo e análise na perspectiva dialética, alicerçada nas categorias da
historicidade, da contradição e da totalidade. Como instrumento para a produção de
dados, utilizou-se o formulário eletrônico em que 50 servidores responderam às
questões propostas. Após a análise, foi utilizado, também, o grupo de interlocução.
Foram estudados referenciais teóricos sobre a política de Educação Profissional
Tecnológica e sobre políticas públicas educacionais e Ensino Médio Integrado.
Contou-se ainda com análise de documentos internos da instituição e legislações.
Concluiu-se que as transformações vivenciadas pelos partícipes da pesquisa do
Instituto analisado e suas perspectivas sobre a política do EMI foi fundamental para
compreender na práxis a implementação do EMI no câmpus, as potencialidades, bem
como as fragilidades que os servidores encontram na sua execução. A implementação
da política do EMI ocasionou mudanças educacionais expressivas, entre elas, a
integração que se apresentou como sendo potência e, concomitantemente, como
fragilidade do EMI e também a principal transformação referente à política. Portanto,
o EMI, embora demonstre fragilidades e desafios, as suas potencialidades fortalecem
a possibilidade de efetivação da política do EMI ser a travessia para uma formação
integral.
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