Educação Especial e Educação Infantil: um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas
Fecha
2023-01-30Autor
Freitas Junior, Paulo Renato Martins de
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Este Trabalho de Conclusão de Curso - TCC, tem como tema principal “educação especial e educação infantil, um diálogo necessário no ofício de educar crianças pequenas” e, como seu objetivo principal, investigar como se dão os possíveis diálogos entre educação especial, educação infantil, pais e responsáveis de crianças pequenas na inserção ao ambiente institucional e como a atuação das partes participam do desenvolvimento dos sujeitos. Em relação ao problema de pesquisa norteador, questiona-se: Esses professores do ensino regular estão aptos para buscarem como atender, e o mais importante, entender a todos os públicos de crianças que até eles chegam e como os professores vêem esta dinâmica? A presente pesquisa faz uso de materiais publicados na internet e está classifica-se como bibliográfica, a qual artigos científicos, livros e teses que abordam o tema foram explorados e analisados. O desenvolvimento do atual trabalho está dividido em três segmentos, sendo eles “Fundamento da formação de professores da educação infantil", sendo ela que traz o processo da formação de professores
atuantes da educação infantil e a necessidade da flexibilidade neste campo; o segundo segmento trata da “Educação especial como uma modalidade a contribuir na ação do professor de educação infantil”, que aborda uma análise sobre capacitismo e como a formação continuada tem relevância no que tange educação infantil e sua sensibilidade com crianças e seu crescimento; e, para finalizar, o último segmento intitulado “Interlocução necessária que aproximem os dois campos do conhecimento: Educação infantil e Educação especial” que apresenta as comunicações imprescindíveis que professores, equipe diretiva, pais e responsáveis necessitam manter com relação ao desenvolvimento da criança. Como resultado da pesquisa realizada foram possíveis perceber alguns pontos importantes: o nível de formação de professores, sendo educação infantil ou educação especial, necessita sempre estar em constante evolução profissional, assim como o diálogo entre as partes que rodeiam a criança precisam estar em sincronia e visando o desenvolvimento pleno e individualizado de cada sujeito. Foi também capaz de
perceber as próprias leis que fundamentam este diálogo, por vezes, não são seguidas como deveriam e isso dificulta todo processo e, sendo assim, professores e gestores precisam adequar-se para alinhar os diálogos.
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