Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Ver item 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Trabalhos de Conclusão de Curso
  • Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização
  • Gestão Educacional - EaD
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A gestão do Projeto Alegria através das práticas pedagógicas no processo inclusivo

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC de Especialização (754.8Kb)
Data
2009-12-19
Autor
Pigatto, Lisete Maria Massulini
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
O presente estudo relata a Gestão do Projeto Alegria através das Praticas Pedagógicas no Processo Inclusivo, por meio da investigação ação. Este Projeto acontece em uma escola estadual do município de Santa Maria, RS, com as turmas de alunos incluídos, desde 2002. Fundamentado na filosofia educacional recomendada pela UNESCO para o século XXI, através da educação, da ciência e da cultura, onde a educação deve acontecer durante toda a vida e não apenas na escola, estendendo-se a todas as organizações. Tem como objetivo registrar a gestão do Projeto Alegria através de atividades desenvolvidas denominadas, práticas pedagógicas. O estudo oportunizou um diálogo permanente entre as seis professoras: uma professora da pré-escola, as professoras das duas turmas do primeiro ano, onde encontra-se uma aluna deficiente visual incluída, a professora do segundo ano com mais um aluno deficiente visual incluído, a educadora da classe especial e a gestora do projeto. A metodologia recreação e cidadania, utilizada no Projeto Alegria, através do teatro musicado e de outras práticas pedagógicas vêm despertando nos alunos: a curiosidade em descobrir novos saberes, oportunizando a vivência da democracia e a formação do cidadão.
URI
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/312
Coleções
  • Gestão Educacional - EaD [1014]

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

Minha conta

EntrarCadastro

Sistema de Bibliotecas da UFSM
Entre em contato | Deixe sua opinião
B13 – FAO AGRIS data provider 2025
O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.