O trabalho colaborativo entre a educação física e a educação especial no processo de aprendizagem dos alunos com deficiência intelectual
Abstract
A inclusão de pessoas com deficiência em nossa sociedade está cada vez mais relevante, visto que esse público se apresenta de maneira numerosa em nossa população. Neste trabalho, iremos colocar em evidencia a deficiência intelectual (DI), que está entre as deficiências mais recorrentes e que necessita, consequentemente, de grande atenção. Mas cabe salientar que ter DI não significa que o indivíduo se torna um ser incapaz, mas sim, que apresenta necessidades de apoio extra que devem ser identificadas e trabalhadas com auxílio de profissionais capacitados na área. Essa avaliação pode ser realizada através da Escala de Intensidade de Apoio (SIS-C), que é uma escala que aponta as necessidades de apoio de crianças e adolescentes com DI, e as intervenções podem ser executadas, também, por educadores especiais e professores de educação física (EF) dentro das escolas regulares e instituições especiais, de forma colaborativa, visando o desenvolvimento do aluno como um todo. Nesse sentido, esse estudo teve como objetivo identificar as áreas de interface entre a EF e a educação especial (EE), buscando entender o papel de cada um dos profissionais durante o processo de aprendizagem dos alunos com DI e as possibilidades de trocas de conhecimentos entre eles. Os dados fazem parte de um projeto maior, e para esse trabalho os dados analisados compreendem 310 crianças e adolescentes com DI, abarcando as diferentes regiões do Brasil. Foram avaliados os itens referentes a segunda sessão da escala, a respeito das Atividades de Participação Escolar, Atividades de Aprendizagem Escolar e Atividades de Saúde e Segurança, que estão fortemente ligados com a vida escolar do aluno, com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e com a disciplina de EF, que são o ponto alvo do presente estudo. Foi adotada a abordagem de análise quantitativa, visto que as respostas obtidas foram quantificadas e posteriormente analisadas, para melhor explanação e interpretação dos dados. Como resultado, foi possível compreender a grandiosa contribuição que a união das singularidades de cada uma das licenciaturas pode acarretar no processo de aprendizagem do aluno com DI, visto que os saberes, mesmo que distintos, andam juntos em prol de um mesmo objetivo, pois mesmo com os diferentes enfoques que cada uma das áreas apresenta em sua grade curricular, ambas corroboram na construção do indivíduo como um todo, abrangendo os âmbitos social, psicológico, cognitivo, físico, motor, entre outros, que fundamentam o desenvolvimento do ser.
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