Tecnologias e gestão educacional no contexto pandêmico: a experiência de Três Passos/RS
Fecha
2023-12-12Primeiro membro da banca
Nogueira, Vanessa dos Santos
Segundo membro da banca
Mello, Débora
Metadatos
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Este projeto de pesquisa está ligado a LP1 do Programa de Pós-Graduação em
Políticas Públicas e Gestão Educacional - Mestrado Profissional da Universidade
Federal de Santa Maria (UFSM) e ao Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias
e Sociedade - INTERFACES/CNPq. Aborda as temáticas Gestão Educacional e
Tecnologias Educacionais, a experiência do município de Três Passos, no contexto
pandêmico. Tem por objetivo geral compreender como a gestão educacional e o
poder público municipal de Três Passos – RS articularam estratégias tecnológicas
para garantir o direito à aprendizagem prevista na Base Nacional Comum Curricular
(BNCC), durante o período do ensino remoto e na retomada do ensino presencial.
Como metodologia, utilizou o estudo de caso, cujos instrumentos para construção
dos dados foram entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro gestores que
atuam na Rede Municipal de Ensino, além de pesquisa bibliográfica e análise
documental. Para a análise dos dados, adotou-se a Análise Textual Discursiva (ATD)
proposta por Moraes e Galiazzi (2007), gerando um conjunto de quatro categorias, a
saber: Integração de recursos tecnológicos na educação: um olhar sobre os
objetivos da BNCC na pandemia; Transformando o ensino em tempos de crise:
ações da rede municipal durante a pandemia para a utilização de tecnologias
educacionais; Desafios e oportunidades na educação em tempos de pandemia:
adaptação de professores/as e gestores/as às novas formas de ensinar e aprender;
Uma análise das políticas públicas municipais e o alinhamento com o Objetivo de
Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 em Três Passos. Portanto, a dissertação
abordou a interseção entre a gestão educacional, as tecnologias educacionais e a
necessidade de garantir a equidade na educação, especialmente em um contexto
desafiador como o da pandemia. A análise das ações da administração municipal de
Três Passos demonstrou a resiliência e a capacidade de adaptação de gestores/as,
professores/as diante das transformações impostas pelo ensino remoto. Além disso,
a pesquisa apontou a concordância das políticas municipais com os princípios da
Agenda 2030, enfatizando a necessidade de ampliar o conhecimento sobre os ODS.
Propõem-se como produto educacional um MOOC (Massive Open Online Course)
para gestores/as a fim de promover a inclusão das tecnologias educacionais na
escola, através da compreensão sobre as metas da Agenda 2030. A proposta
representa um passo significativo na direção à capacitação de gestores e à
promoção de uma educação mais inclusiva e sustentável. Portanto, é evidente que,
ao enfrentar os desafios da educação no século XXI, a inovação e a integração de
tecnologias desempenham um papel fundamental, alinhando-se com a visão de uma
sociedade mais justa e inclusiva proposta pela Agenda 2030.
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