Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Jéssica Antunes de
dc.date.accessioned2024-01-30T11:18:33Z
dc.date.available2024-01-30T11:18:33Z
dc.date.issued2023-12-01
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31310
dc.description.abstractSchool violence is a social problem that affects the human capital of the economy at a decisive stage in school formation. The objective of this dissertation is to analyze violence in the publicschool environment, through three essays. Initially, we sought to analyze whether violence could be transmitted between generations of classes, through the social interaction of students over time. To this end, a School Violence Index (IVE) was constructed using the factor analysis technique, using information from Saeb from 2011-2019 for students in the 9th year of elementary school, based on six original variables, which are: attack on life, threat, robbery, consumption of alcoholic beverages, use of drugs and possession of a weapon or firearm. This indicator was then used as a dependent variable in a school violence equation, estimated using the dynamic panel methodology (GMMsys), in which the lagged dependent variable is incorporated on the right side of the equation. The results corroborate the “inertia effect” of the school violence phenomenon. Secondly, the objective was to verify the existence of spatial behavior of school violence. For this, IVE was used under the exploratory spatial data analysis (AEDE) methodology. Once spatial autocorrelation was confirmed in the territory, the spatial panel data methodology was implemented for the years 2017 and 2019. The existence of an overflow of school violence between neighboring municipalities was confirmed, proving the hypothesis of the “contagion effect” of violence school. Finally, we sought to analyze whether the Happy Child Program (PCF) has the potential to reduce indicators of school violence for students in the 5th and 9th year of elementary school, by strengthening family ties in the community. To achieve this, the instrumented difference-in-differences methodology (DDIV) is implemented. The results indicate that schools in the municipalities that joined the PCF have lower school violence indicators. It is observed that the magnitude of the coefficients is greater in milder cases of violence and with greater impact for the 5th year. The results remain robust to placebo tests and different samples.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEconomia da educaçãopor
dc.subjectAmbiente escolarpor
dc.subjectViolência escolarpor
dc.subjectPrimeira infânciapor
dc.subjectPainel dinâmicopor
dc.subjectPainel espacialpor
dc.subjectDiferenças em diferençaspor
dc.titleUma análise da violência no ambiente das escolas públicas brasileiraspor
dc.title.alternativeAn analysis of violence in the environment of brazilian public schoolseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA violência escolar é um problema social que afeta o capital humano da economia em uma fase decisiva da formação escolar. O objetivo desta dissertação é analisar a violência no ambiente das escolas públicas, por meio de três ensaios. Em um primeiro momento, buscou-se analisar se a violência poderia ser transmitida entre as gerações das turmas, através da interação social dos alunos no tempo. Para isso, foi construído um Índice de Violência Escolar (IVE) pela técnica de análise fatorial, utilizando as informações do Saeb de 2011-2019 para alunos do 9° ano do ensino fundamental, a partir de seis variáveis originais, que são: atentado a vida, ameaça, roubo, consumo de bebida alcoólica, utilização de drogas e porte de arma branca ou de fogo. Em seguida, esse indicador foi utilizado como variável depende em uma equação de violência escolar, estimada por meio da metodologia de painel dinâmico (GMMsys), em que a variável dependente defasada é incorporada no lado direito da equação. Os resultados corroboram o “efeito inércia” do fenômeno da violência escolar. Em um segundo momento, o objetivo foi verificar a existência de comportamento espacial da violência escolar. Para isso, foi utilizado o IVE sob a metodologia de análise exploratória de dados espaciais (AEDE). Confirmada a autocorrelação espacial no território, foi implementada a metodologia de dados em painel espacial para os anos de 2017 e 2019. Confirmou-se a existência do transbordamento da violência escolar entre os municípios vizinhos, comprovando a hipótese do “efeito contágio” da violência escolar. Por fim, buscou-se analisar se o Programa Criança Feliz (PCF) tem potencial para reduzir indicadores de violência escolar para alunos do 5º e 9 º ano do ensino fundamental, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares na comunidade. Para isso, é implementada a metodologia de diferenças em diferenças instrumentado (DDIV). Os resultados indicam que as escolas dos municípios que aderiram ao PCF possuem indicadores de violência escolar mais baixos. Observa-se que a magnitude dos coeficientes é maior nos casos mais brandos de violência e de maior impacto para o 5º ano. Os resultados se mantêm robustos a testes de placebo e diferentes amostras.por
dc.contributor.advisor1Becker, Kalinca Leia
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9082069520269585por
dc.contributor.advisor-co1Lazaretti, Lauana Rossetto
dc.contributor.referee1Freitas, Clailton Ataides de
dc.contributor.referee2Balbinotto Neto, Giácomo
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3343254070475821por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEconomiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimentopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International