Uma análise da violência no ambiente das escolas públicas brasileiras
Fecha
2023-12-01Primeiro coorientador
Lazaretti, Lauana Rossetto
Primeiro membro da banca
Freitas, Clailton Ataides de
Segundo membro da banca
Balbinotto Neto, Giácomo
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
A violência escolar é um problema social que afeta o capital humano da economia em uma fase
decisiva da formação escolar. O objetivo desta dissertação é analisar a violência no ambiente
das escolas públicas, por meio de três ensaios. Em um primeiro momento, buscou-se analisar
se a violência poderia ser transmitida entre as gerações das turmas, através da interação social
dos alunos no tempo. Para isso, foi construído um Índice de Violência Escolar (IVE) pela
técnica de análise fatorial, utilizando as informações do Saeb de 2011-2019 para alunos do 9°
ano do ensino fundamental, a partir de seis variáveis originais, que são: atentado a vida, ameaça,
roubo, consumo de bebida alcoólica, utilização de drogas e porte de arma branca ou de fogo.
Em seguida, esse indicador foi utilizado como variável depende em uma equação de violência
escolar, estimada por meio da metodologia de painel dinâmico (GMMsys), em que a variável
dependente defasada é incorporada no lado direito da equação. Os resultados corroboram o
“efeito inércia” do fenômeno da violência escolar. Em um segundo momento, o objetivo foi
verificar a existência de comportamento espacial da violência escolar. Para isso, foi utilizado o
IVE sob a metodologia de análise exploratória de dados espaciais (AEDE). Confirmada a
autocorrelação espacial no território, foi implementada a metodologia de dados em painel
espacial para os anos de 2017 e 2019. Confirmou-se a existência do transbordamento da
violência escolar entre os municípios vizinhos, comprovando a hipótese do “efeito contágio”
da violência escolar. Por fim, buscou-se analisar se o Programa Criança Feliz (PCF) tem
potencial para reduzir indicadores de violência escolar para alunos do 5º e 9 º ano do ensino
fundamental, por meio do fortalecimento dos vínculos familiares na comunidade. Para isso, é
implementada a metodologia de diferenças em diferenças instrumentado (DDIV). Os resultados
indicam que as escolas dos municípios que aderiram ao PCF possuem indicadores de violência
escolar mais baixos. Observa-se que a magnitude dos coeficientes é maior nos casos mais
brandos de violência e de maior impacto para o 5º ano. Os resultados se mantêm robustos a
testes de placebo e diferentes amostras.
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