Circunstâncias de aprendizagem no ensino da arte: o universo Stranger Things invade a escola
Fecha
2023-09-28Primeiro membro da banca
Fernandes, Adriana Hoffmann
Segundo membro da banca
Oliveira, Valeska Fortes de
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Mostrar el registro completo del ítemResumen
Esta investigação, realizada a partir das discussões no grupo de Pesquisa
Mirarte, do Programa de Pós graduação em Educação, linha de Pesquisa
Educação e Arte da Universidade Federal de Santa Maria, intenciona
movimentar diferentes proposições pedagógicas no ensino das Artes Visuais
tendo o universo da série Stranger Things como disparadora. A partir do contexto
da série, as propostas experimentadas, buscam incitar a pensar a experiência
educativa a partir das imagens pelo viés da Perspectiva Educativa da Cultura
Visual. As propostas vivenciadas nesta pesquisa visam estimular o protagonismo
dos estudantes, prestando atenção às imagens que lhes afetam e inquietam,
enredando-as com a arte contemporânea. A partir da série escolhida como
disparador, são desenvolvidos momentos aqui denominados Circunstâncias de
Aprendizagem, objetivando ampliar os conhecimentos dos estudantes ao criar
espaços de problematização movimentados pela a abordagem metodológica da
Investigação Baseada em Arte. Por meio de uma perspectiva A/r/tográfica, esta
pesquisa almeja examinar de que modo o contexto da série Stranger Things
produz conhecimento a partir de experimentações no ensino das Artes Visuais,
considerando as relações que se estabelecem em uma pesquisa-viva. Os
atravessamentos produzidos a partir das propostas lançam algumas pistas
e suscitam aspectos de interesse investigativo no que diz respeito à criação de
Circunstâncias de Aprendizagem no Ensino das Artes Visuais no contexto da
Educação Básica.
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