Mostrar registro simples

dc.creatorFréu, Katiane
dc.date.accessioned2024-02-02T14:43:13Z
dc.date.available2024-02-02T14:43:13Z
dc.date.issued2023-12-07
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31362
dc.description.abstractBolsa Família is a conditional income transfer program, created in 2003, with the aim of alleviating poverty. Its basic premise is that participants, in order to receive the established amount, comply with health and education conditions. However, the effects of the program on health and educational indicators are still diffuse. This discussion supported the objective of analyzing the influence of the program on health and education indicators in the municipalities of Rio Grande do Sul state, in the period from 2008 to 2021. Methodologically, panel data modeling was used to estimate three models, two with health indicators (vaccination coverage and nutritional status of eutrophic children aged 0 to 10 years old) and one with education (Education Development Index). As a result, the program transfers showed a negative relationship with vaccination coverage and a positive relationship with the nutritional status of eutrophy in children. As for the education indicator, the program's transfers were not sufficient to increase educational indicators, even with opposite results, while economic conditions are fundamental for improving health and education indices. This evidence allows us to consider that the program had a positive impact on the food security of beneficiary families, but it did not promote an improvement in vaccination or educational indicators, demonstrating that, although the program requires children to attend school, this condition is not enough to specifically improve educational indices. Therefore, it is concluded that, to improve social conditions and the effectiveness of the program, guaranteeing basic social rights and financial transfer is not enough, making it necessary to consider the multidimensional factors that ensure quality provision of health and educational infrastructure, through investments and transfers, as well as public policies aimed at the population in a stage of vulnerability.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectCondicionalidadespor
dc.subjectNíveis educacionais e nutricionaispor
dc.subjectMunicípios do Rio Grande do Sulpor
dc.subjectConditionalitieseng
dc.subjectEducational and nutritional levelseng
dc.subjectRio Grande do Sul municipalitieseng
dc.titleMudanças nos níveis educacionais e nutricionais nos municípios do Rio Grande do Sul: efeitos do Programa Bolsa Famíliapor
dc.title.alternativeChanges in educational and health levels in the municipalities of Rio Grande do Sul: effects of the Bolsa Família Programeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO Bolsa Família é um programa de transferência de renda condicionada, criado em 2003, com o objetivo de mitigar a pobreza. Possui como premissa básica que os participantes, para receber o valor estabelecido, cumpram condicionalidades à saúde e educação. Todavia, os efeitos do programa sobre os indicadores de saúde e educacionais ainda são difusos. Essa discussão fundamentou o objetivo de analisar a influência do PBF nos indicadores de saúde e educação dos municípios do estado do Rio Grande do Sul, no período de 2008 a 2021. Metodologicamente foi empregado modelagem de dados em painel à estimação de três modelos, dois com indicadores de saúde (cobertura vacinal e estado nutricional de crianças eutróficas de 0 a 10 anos de idade beneficiárias) e um com educação (Índice de Desenvolvimento da Educação). Como resultados, os repasses do PBF apresentaram relação negativa com a cobertura vacinal e positiva com o estado nutricional de eutrofia em crianças. Quanto ao indicador de educação, os repasses do programa não foram suficientes para elevar os indicadores educacionais, inclusive com resultados contrários, enquanto que as condições econômicas são fundamentais para a melhoria dos índices de saúde e educação. Essas evidências permitem considerar que o PBF impactou de forma positiva a segurança alimentar das famílias beneficiárias, porém não promoveu melhora na vacinação e nem os indicadores educacionais, demonstrando que, apesar do PBF condicionar que as crianças frequentem a escola, esse condição não é suficiente para melhorar especificamente os índices educacionais. Portanto, conclui-se que, para melhorar as condições sociais e a efetividade do programa, a garantia dos direitos sociais básicos e o repasse financeiro não é suficiente, fazendo necessário considerar os fatores multidimensionais que assegurem as oferta de qualidade da infraestrutura de saúde e educacional, por meio de os investimentos e repasses, assim as políticas públicas voltadas para a população em estado de vulnerabilidade.por
dc.contributor.advisor1Bender Filho, Reisoli
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9794436610539367por
dc.contributor.referee1Coronel, Daniel Arruda
dc.contributor.referee2Wesendonck , Claudia Cristina
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3130636024175991por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentAdministração Públicapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICApor
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Sociais e Humanaspor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International