Educação sexual: desafios, possibilidades e percepções de estudantes sobre a homofobia
Visualizar/ Abrir
Data
2024-01-05Primeiro membro da banca
Chitolina, Maria Rosa
Segundo membro da banca
Vestena, Rosemar de Fátima
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O Brasil é um dos países com maior índice de violência contra a população LGBTQIAP+ e a
homofobia, que é o preconceito contra esta população, se apresenta de diferentes formas na
sociedade, desde uma forma mais sutil até a violência física. Os ambientes educacionais têm
papel fundamental para o rompimento dessa violência tão enraizada. Nesse contexto, a
presente pesquisa objetivou analisar os reflexos da homofobia no contexto educacional
brasileiro, verificando os reflexos da homofobia na educação, construindo uma retrospectiva
das políticas sobre educação sexual, realizando atividades de extensão sobre o tema nos
diferentes níveis de ensino e identificando respostas homofóbicas de estudantes de graduação.
Trata-se de um estudo descritivo com análise quali-quantitativa, dividido em duas etapas: 1)
Atividades sobre gênero e sexualidade nos diferentes níveis de ensino e 2) investigação sobre
homofobia com estudantes de graduação. A primeira etapa foi adaptada de acordo com a faixa
etária para abordar questões como identidade de gênero, orientação sexual e construção social
nos diferentes níveis de ensino. A segunda parte se trata de um estudo piloto para identificar
respostas homofóbicas dos estudantes de graduação. Os resultados encontrados apontam que
se faz necessário que as questões relativas a gênero e sexualidade sejam trabalhadas de forma
menos estigmatizada e interdisciplinar, com políticas que deem mais suporte aos educadores,
que são peças chave em todo o processo de construção de uma educação que respeite as
diversidades. Desta forma, são necessários trabalhos como este, onde se tenha
intersetorialidade, interdisciplinaridade e transdisciplinares com o intuito de diminuir as
violências homofóbicas dentro e fora dos ambientes escolares.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: