Educação híbrida: os desafios da docência e o novo fazer pedagógico na era digital
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Data
2023-09-29Primeiro membro da banca
Nogueira, Vanessa dos Santos
Segundo membro da banca
León, Ana Vanessa Leguízamo
Metadata
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Esta pesquisa vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) a partir da Linha de Pesquisa 1 Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. A tecnologia está cada dia mais presente em nosso cotidiano, principalmente, frente à pandemia da COVID-19, período no qual a sua utilização foi fundamental para darmos continuidade ao processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos. Este trabalho trata sobre quais mudanças pessoais, profissionais, metodológicas e tecnológicas, causadas pela pandemia da COVID-19, impactaram gestores e docentes frente ao processo ensino-aprendizagem e quais delas podem ser incluídas em nossas práticas docentes, tais como a Educação Híbrida, cuja relevância justifica-se pela inserção de recursos tecnológicos na educação, o que causou grandes desafios à gestão escolar e à equipe docente. O objetivo desta pesquisa foi analisar os impactos pessoais, profissionais, metodológicos e tecnológicos frente ao processo ensino-aprendizagem gerados pela pandemia, num ambiente de diálogo, desconstrução e reconstrução do saber e fazer pedagógico, de uma forma colaborativa com o grupo de professores. A pesquisa é de caráter qualitativo, realizada por meio da metodologia Círculos Dialógicos Investigativo-Formativos, com intuito de promover a construção colaborativa docente, a partir de momentos e espaços de escuta sensível e olhar atento sobre a ação-reflexão-ação da práxis, instigando a capacidade de auto(trans)formação para que os docentes e a própria escola pública construam uma educação mais flexível, diante da conectividade e uso/acesso aos dispositivos tecnológicos e recursos digitais, visando o novo saber fazer pedagógico na era digital. Os resultados obtidos, a partir do diálogo colaborativo e do registro individual, a análise dos dados nos permitiu chegar aos impactos pessoais, profissionais, metodológicos e tecnológicos causados pela inserção das tecnologias frente ao processo ensino-aprendizagem, impactos esses imbrincados entre si. Quanto ao novo saber fazer pedagógico, a sua construção iniciou-se no isolamento social, por meio da inserção tecnológica na educação e que, desde então, tem sido aprimorada a cada dia pela própria inovação tecnológica. Portanto, este trabalho contribuiu para a autotransformação docente frente à práxis pedagógica, mediante a inserção das tecnologias na escola, afim de ressignificar o aprendizado educacional, visando a implementação da educação híbrida na educação básica. Há espaço para se pesquisar ainda sobre o acesso equitativo à tecnologia e a diversificação dos ambientes virtuais para que a educação possa acompanhar o processo ensino-aprendizagem das futuras gerações, sobre os prós e contras da inteligência artificial na educação e o aprimoramento constante da prática pedagógica a fim de intensificar a compreensão da leitura e da escrita na era digital. Restam ainda lacunas quanto às competências adequadas para professores com fins digitais para que as necessidades que surgem possam ser supridas pelas instituições de formação nesse novo contexto emergente, com o intuito da sua verdadeira integração no processo ensino-aprendizagem, motivando e incentivando o comprometimento com a organização dos estudos e com o desempenho da aprendizagem dos alunos, aspirando sempre por uma educação qualidade na era digital.
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