Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
View/ Open
Date
2023-11-10Primeiro membro da banca
Torres, Natali Esteve
Segundo membro da banca
Menezes, Eliana Pereira
Metadata
Show full item recordAbstract
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade
Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e
ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia da Educação e Educação Inclusiva GEPEIN.
Partiu da seguinte indagação: Como marcadores sociais de raça, classe e gênero afetam a
experiência de estudantes do ensino médio com deficiência desde uma perspectiva
interseccional e contribuem ou não para seus processos de inclusão e permanência na escola?
E como decorrência, quais os privilégios e opressões marcam suas experiências?
Considerando a perspectiva epistemológica referente à Teoria Histórico-cultural de
Vigotski, em seu objetivo geral buscou-se compreender como marcadores de raça, classe e
gênero constituem a experiência de estudantes do ensino médio com deficiência, a partir de
uma leitura interseccional dos marcadores sociais da diferença. De forma específica, esse
objetivo subdividiu-se em três específicos que delinearam toda a escrita: mapear os
estudantes com deficiência matriculados no Ensino Médio na rede pública estadual do
município de Santa Maria; conhecer e identificar os marcadores sociais da diferença quanto
as interseccionalidades (deficiência, gênero, raça e classe social); discutir os marcadores
sociais da diferença encontrados e compreender suas intersecções, considerando os impactos
positivos ou negativos em sua constituição enquanto sujeitos. A abordagem foi de cunho
qualitativo e o tratamento dos dados aconteceu com base na Análise dos Núcleos de
Significação fundamentado na Teoria Histórico-Cultural. Observou-se certa oscilação no
número de matrículas com relação ao ano escolar, havendo uma pequena redução entre os
ingressantes do primeiro e terceiro ano. Com relação à tipificação, o Transtorno do Espectro
Autista e Deficiência Intelectual ficam na frente das demais com 44,44% e 33,33%
respectivamente. O Gênero Masculino é maioria com 63,88% dos estudantes e a classe social
é em maioria média com 50% seguida pela classe baixa com 25%. A cor dos estudantes é
75% branca, 13,88% pardo e 2,33% preta. Com base nas entrevistas pôde-se coadunar as
respostas através de suas similaridades, relações e articulações a partir dos seguintes Núcleos
de Significação: subjetividade: reconhecimento enquanto pessoa com deficiência:
marcadores sociais da diferença presentes: gênero, raça, classe social, o entendimento de si
e o atendimento educacional especializado, espaço escolar, um lugar de pertencimento:
relações com seus pares e desafios, a vida para além dos muros escolares e sua influência.
Concluiu-se que as opressões vividas por esses sujeitos com deficiência podem ser
proporcionalmente atravessadas por seus marcadores sociais. A evidência do capacitismo
nega a seus corpos sua subjetividade como sujeitos da capazes de advogar sobre si, inclusive
em espaços domésticos e escolares, demonstrando a necessidade de estudos com maior
profundidade acerca do assunto.
Collections
The following license files are associated with this item: