Avaliação das necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo/RS
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Data
2023-02-14Autor
Moreira, Gabriela Nascimento
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Este estudo é parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI), utilizando a abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizada através do projeto “Processo de Avaliação e Planejamento de Necessidades de Apoio para Estudantes com Deficiência Intelectual no Município de Santo Ângelo/RS”. Dessa maneira, buscou-se analisar os domínios de necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo, Rio Grande do sul, possibilitando subsídios aos educadores e gestão educacional do município para o desenvolvimento de estratégias de intervenções junto aos estudantes com Deficiência Intelectual. Participaram da pesquisa 21 crianças e adolescentes (de 5 a 16 anos) com deficiência intelectual (DI). A pesquisa foi realizada na cidade de Santo Ângelo, tendo como fonte de dados a Escala de Intensidade de Apoios (SIS-C), aplicada entre 2021 e 2022. A partir disso, destaca-se pela análise dos resultados do estudo que as maiores necessidades de apoio são nos domínios Aprendizagem Escolar, Autoadvocacia e Vida Comunitária. Portanto, demonstra a importância de serem elaborados planos e estratégias que potencializem essas áreas, de maneira a estimular as habilidades adaptativas, possibilitando uma maior autonomia e otimizando a inclusão escolar. Nesse sentido, para concluir o trabalho, foram oferecidos subsídios aos educadores e gestão educacional do município, contemplando os objetivos deste trabalho.
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