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dc.contributor.advisorCastro, Sabrina Fernandes de
dc.creatorMoreira, Gabriela Nascimento
dc.date.accessioned2024-02-09T14:25:02Z
dc.date.available2024-02-09T14:25:02Z
dc.date.issued2023-02-14
dc.date.submitted2023
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31457
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023por
dc.description.abstractThis study is part of a set of research developed in the Study and Research Group on Special Education and Intellectual Disability (GEPEEDI), using a quantitative-qualitative methodological approach, carried out through the project "Process of Evaluation and Planning of Support Needs for Students with Intellectual Disabilities in the Municipality of Santo Ângelo/RS”. Thus, we sought to analyze the domains of support needs of children and adolescents with intellectual disabilities in the municipality of Santo Ângelo, Rio Grande do Sul State, giving subsidies to educators and educational management of the municipality to develop intervention strategies with students with Intellectual Disabilities. Twenty-one children and adolescents (5 to 16 years old) with intellectual disabilities (ID) participated in the research. The research was conducted in the city of Santo Ângelo, with the following data source: the Support Intensity Scale (SIS-C), applied between 2021 and 2022. From this on, it stands out for the analysis of the results of the study that the greatest needs for support are in the domains of School Learning, Self-advocacy and Community Life. Therefore, it demonstrates the importance of developing plans and strategies that enhance these areas, in order to stimulate adaptive skills, enabling greater autonomy and optimizing school inclusion. In this sense, to conclude this work, subsidies were offered to the educators and educational management of the municipality, contemplating the objectives of this work.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectDeficiência Intelectualpor
dc.subjectAvaliação de Necessidades de Apoiopor
dc.subjectPlanejamento Centrado na Pessoapor
dc.subjectEscala SISpor
dc.subjectSpecial Educationeng
dc.subjectIntellectual Disabilityeng
dc.subjectSupport Needs Assessmenteng
dc.subjectPerson-Centered Planningeng
dc.subjectSIS Scaleeng
dc.titleAvaliação das necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo/RSpor
dc.title.alternativeEvaluation of the supports intensity of children and adolescents with intellectual disabilities in Santo Ângelo/RS cityeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.graduationCurso de Educação Especial - Licenciatura Plenapor
dc.description.resumoEste estudo é parte de um conjunto de pesquisas desenvolvidas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI), utilizando a abordagem metodológica quanti-qualitativa, realizada através do projeto “Processo de Avaliação e Planejamento de Necessidades de Apoio para Estudantes com Deficiência Intelectual no Município de Santo Ângelo/RS”. Dessa maneira, buscou-se analisar os domínios de necessidades de apoio de crianças e adolescentes com deficiência intelectual no município de Santo Ângelo, Rio Grande do sul, possibilitando subsídios aos educadores e gestão educacional do município para o desenvolvimento de estratégias de intervenções junto aos estudantes com Deficiência Intelectual. Participaram da pesquisa 21 crianças e adolescentes (de 5 a 16 anos) com deficiência intelectual (DI). A pesquisa foi realizada na cidade de Santo Ângelo, tendo como fonte de dados a Escala de Intensidade de Apoios (SIS-C), aplicada entre 2021 e 2022. A partir disso, destaca-se pela análise dos resultados do estudo que as maiores necessidades de apoio são nos domínios Aprendizagem Escolar, Autoadvocacia e Vida Comunitária. Portanto, demonstra a importância de serem elaborados planos e estratégias que potencializem essas áreas, de maneira a estimular as habilidades adaptativas, possibilitando uma maior autonomia e otimizando a inclusão escolar. Nesse sentido, para concluir o trabalho, foram oferecidos subsídios aos educadores e gestão educacional do município, contemplando os objetivos deste trabalho.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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