O estado de recreio: estratégias brincantes na formação de professores do curso de Educação Especial
Resumo
Bem-vindo(a) ao Recreio Escolar, um espaço onde as crianças brincam e se cansam de brincar, e neste espaço lúdico aprendem a resolver conflitos, construir e desmontar as regras do jogo. Esse estado corporal que as crianças experimentam enquanto brincam é chamado de Estado de Recreio. Nesse sentido, o tema desta pesquisa, baseia-se na combinação de três vertentes: Recreio, Formação de Professores e Educação Especial, e o objetivo é compreender o Estado de Recreio, em estratégias brincantes, para a formação de professores que trabalharão com corpos surdos. A pesquisa foi feita por meio do relato de experiência na disciplina ministrada de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, onde procurei descobrir se há espaço para o Estado de Recreio, nas estratégias desenvolvidas ao longo do semestre. Em alguns planejamentos, o Estado de Recreio se fez presente ao pensar no contexto dos estudantes, ao refletir sobre metodologias que estimulam a expressão corporal e ao pensar em abordagens diferenciadas que levam os sujeitos a aprender brincando. Porém, na maioria dos planos de aprendizagem, houve uma certa ausência deste “recrear-se”, pois expuseram em suas práticas um predomínio do ensino tradicional de copiar e reproduzir e que colocam os sujeitos surdos como estudantes infantilizados devido a sua ausência de audição. Analisando os resultados, fica evidente que é preciso encontrar métodos de ensino, espaços escolares, tirando os alunos da sala de aula com métodos lúdicos que possam estimular a aprendizagem dos estudantes surdos de modo potente e significativo.
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