dc.contributor.advisor | Miorando, Tânia Micheline | |
dc.creator | Sanches, Maria Jade Pohl | |
dc.date.accessioned | 2024-02-09T14:25:43Z | |
dc.date.available | 2024-02-09T14:25:43Z | |
dc.date.issued | 2023-01-11 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31461 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena, RS, 2023. | por |
dc.description.abstract | Welcome to Recreio Escolar, a space where children play and get tired of playing, and in this playful space they learn to resolve conflicts, build and dismantle the rules of the game. This bodily state that children experience while playing is called the Recreational State. In this sense, the theme of this research is based on the combination of three aspects: Recreation, Teacher Training and Special Education, and the objective is to understand the State of Recreation, in playful strategies, for the training of teachers who will work with deaf bodies. The search was carried out through in the subject Teaching Portuguese Language for the Deaf, where I tried to find out if there is room for the State of Recreation, in the strategies developed throughout the
semester. In some plans, the State of Recreation was present when thinking about the context of the students, when reflecting on methodologies that stimulate corporal expression and when thinking about different approaches that lead the subjects to learn by playing. However, in most learning plans, there was a certain absence of this “recreating oneself”, as they exposed in their practices a predominance of traditional teaching of copying and reproducing and that place deaf subjects as infantilized students due to their lack of hearing. Analyzing the results, it is evident that it is necessary to find teaching methods, school spaces, taking students out of the classroom with playful methods that can stimulate student learning. deaf students in a powerful and meaningful way. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação Especial | por |
dc.subject | Estado de Recreio | por |
dc.subject | Estratégias brincantes | por |
dc.subject | Surdos | por |
dc.subject | Special Education | eng |
dc.subject | State of Recreation | eng |
dc.subject | Playful strategies | eng |
dc.subject | Deaf | eng |
dc.title | O estado de recreio: estratégias brincantes na formação de professores do curso de Educação Especial | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena | por |
dc.description.resumo | Bem-vindo(a) ao Recreio Escolar, um espaço onde as crianças brincam e se cansam de brincar, e neste espaço lúdico aprendem a resolver conflitos, construir e desmontar as regras do jogo. Esse estado corporal que as crianças experimentam enquanto brincam é chamado de Estado de Recreio. Nesse sentido, o tema desta pesquisa, baseia-se na combinação de três vertentes: Recreio, Formação de Professores e Educação Especial, e o objetivo é compreender o Estado de Recreio, em estratégias brincantes, para a formação de professores que trabalharão com corpos surdos. A pesquisa foi feita por meio do relato de experiência na disciplina ministrada de Ensino de Língua Portuguesa para Surdos, onde procurei descobrir se há espaço para o Estado de Recreio, nas estratégias desenvolvidas ao longo do semestre. Em alguns planejamentos, o Estado de Recreio se fez presente ao pensar no contexto dos estudantes, ao refletir sobre metodologias que estimulam a expressão corporal e ao pensar em abordagens diferenciadas que levam os sujeitos a aprender brincando. Porém, na maioria dos planos de aprendizagem, houve uma certa ausência deste “recrear-se”, pois expuseram em suas práticas um predomínio do ensino tradicional de copiar e reproduzir e que colocam os sujeitos surdos como estudantes infantilizados devido a sua ausência de audição. Analisando os resultados, fica evidente que é preciso encontrar métodos de ensino, espaços escolares, tirando os alunos da sala de aula com métodos lúdicos que possam estimular a aprendizagem dos estudantes surdos de modo potente e significativo. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |