O processo de luto infantil: criança, família e suas interlocuções na perda de um familiar significativo
View/ Open
Date
2023-07-25Primeiro coorientador
Pereira, Caroline Rubin Rossato
Primeiro membro da banca
Castro, Elisa Kern de
Segundo membro da banca
Crepaldi, Maria Aparecida
Terceiro membro da banca
Kovács, Maria Júlia
Quarto membro da banca
Wottrich, Shana Hastenpflug
Metadata
Show full item recordAbstract
O laço com os semelhantes é constituinte do sujeito em sua psique e desde a infância
assume destaque para o seu desenvolvimento. De modo particular, no encontro com a perda de
um familiar significativo, coloca-se uma ameaça ao psiquismo da criança, do seu mundo até
então consolidado e do laço com o falecido, revelando possíveis marcas e repercussões à sua
vida e estruturação. Na presente pesquisa, buscou-se compreender como se apresenta o processo
de luto infantil na perda de um membro significativo da família e as implicações que o luto do
familiar pode acarretar para tal vivência. Para isso, realizou-se uma pesquisa pautada no método
clínico-qualitativo, com caráter descritivo e exploratório. No intuito de ter um entendimento do
luto, no seu caráter processual, se procedeu o estudo de casos múltiplos com a abordagem
longitudinal, visando o acompanhamento em duas etapas das crianças e familiares responsáveis
na vivência inicial do luto, com o intervalo de seis meses. Foram considerados para iniciar a
participação na pesquisa, os sujeitos que se encontravam após o segundo mês da perda até o
primeiro ano desta, sendo buscados por convite através da rede social, bem como, mediante o
serviço educacional da prefeitura da região. Como instrumentos para a coleta de dados, em cada
uma das duas etapas utilizaram-se separadamente as Entrevistas Semiestruturadas com os
familiares responsáveis da criança, e Entrevistas Lúdicas com o infante. Todo material, com o
consentimento dos participantes, foi gravado e transcrito na íntegra para posteriormente ser
analisado através da análise de conteúdo. Em todos os momentos da pesquisa foram respeitados
os princípios éticos compostos na Resolução 510 de 07 de abril de 2016, do Conselho Nacional
de Saúde, a qual guia a ética nas pesquisas com seres humanos em Ciências Humanas e Sociais.
Consideraram-se cinco casos, compostos por uma criança e até dois familiares de referência,
que vivenciaram a perda das figuras de irmão, mães, pai e avó paterna. Como resultados da tese,
apresentaram-se três artigos que copuseram respectivamente a consolidação da linguagem no
luto infantil, através dos recursos individuais e coletivos nos processos simbólicos e imaginários;
A elaboração das dores sobre a perda da figura significativa e do luto do seu familiar, via a
construção dos papéis da criança para sustentação do elo familiar e, por fim, as transformações
a posteriori do luto no aspecto psíquico e socioeconômico, ao lado da ressignificação da vida
e de si. Conclui-se que o processo de luto infantil corresponde a uma linguagem coconstruída
com os ambientes significativos à criança, desde a sua família à rede de amigos e a escola. A
elaboração psíquica do infante busca a sustentação de um lugar seguro e de identificação com
o familiar falecido e com o enlutado na sua família, este como uma condição para o
encaminhamento do luto. Na reestruturação dos laços familiares após o período inicial do luto,
possibilita-se a passagem pelos desafios macrossociais da perda e um retorno dos investimentos
na vida.
Collections
The following license files are associated with this item: