Gestão estratégica da inovação sustentável e sua relação com o modelo de negócios e o desempenho empresarial
Resumo
Os fatores condicionantes do mundo globalizado criam novas exigências e oportunidades em
relação ao desenvolvimento de um modelo de gestão para as organizações que contemple as
premissas da sustentabilidade, o que pressupõe investimentos substanciais em inovação. Este
estudo teve como objetivo analisar a relação da gestão estratégica da inovação sustentável com
o modelo de negócios e o desempenho de empresas industriais. A gestão estratégica da inovação
sustentável foi analisada a partir de duas dimensões: postura estratégica, tendo como base os
estudos de Schaltegger, Lüdeke-Freund e Hansen (2012) e Eiriz, Faria e Barbosa (2013); e
práticas de inovação sustentável, avaliadas com base em Bocken et al. (2014). No que se refere
ao modelo de negócios, teve-se como base os estudos de Boons e Lüdeke-Freund (2013), Kiron
et al., (2013a) e Taran e Boer (2015). O desempenho empresarial foi avaliado considerando as
dimensões propostas por Gunday et al. (2011), GRI (2006) e OCDE (2005). A primeira fase da
pesquisa caracterizou-se como qualitativa e foi conduzida a partir de um estudo de casos
múltiplos com quatro empresas do Brasil e quatro empresas da Espanha. Os resultados dessa
fase permitiram concluir que, nas empresas brasileiras, a gestão da inovação sustentável é
considerada uma questão estratégica, ficando evidenciada uma relação com o modelo de
negócios e o desempenho empresarial. Porém, nas empresas espanholas, a inovação está
relacionada com a busca por melhores resultados, e as ações em prol da sustentabilidade
ocorrem em virtude de restrições legais e pressões dos consumidores, não sendo possível
identificar uma associação entre as dimensões analisadas. A partir dos resultados da etapa
qualitativa, foi possível confirmar o pressuposto norteador de que a gestão estratégica da
inovação sustentável, o modelo de negócios e o desempenho se diferenciam no contexto
empresarial de uma economia emergente como o Brasil e de uma economia desenvolvida como
a Espanha. A segunda etapa do estudo caracterizou-se como quantitativa e compreendeu a
realização de uma pesquisa survey com empresas industriais brasileiras. Os resultados
permitiram observar que a gestão estratégica da inovação sustentável está relacionada com o
modelo de negócios e o desempenho empresarial, na medida em que foram encontradas
associações positivas entre as dimensões das variáveis dependente e independentes. Também
foi possível verificar diferenças entre a adoção de uma gestão da inovação sustentável, o grau
de inovação do modelo de negócios de negócios e o desempenho empresarial, tendo em vista
que foram constatadas diferenças significativas no teste de diferença de médias e na análise de
regressão logística. Desse modo, foi possível confirmar as hipóteses norteadoras do estudo.