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dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorMeus, Sara Silveira
dc.date.accessioned2024-02-16T11:20:34Z
dc.date.available2024-02-16T11:20:34Z
dc.date.issued2024-02-12
dc.date.submitted2024
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/31481
dc.description.abstractThe study focuses on the challenges experienced by elementary school teachers in the literacy cycle of two municipal schools in Santa Maria during the two years following the period of social isolation. The theoretical framework is based on the works of Goulart (2004), Teberosky (1999), Ferreiro (1999), and Mortatti (2004). The research methodology is characterized as qualitative, employing interviews to gain a deeper understanding of the studied phenomenon. The general objective is to comprehend the processes involved in the organization of pedagogical work in initial literacy, spanning from 1st to 3rd grade. Specific objectives include identifying pedagogical strategies adopted in literacy cycle classes for the development of reading and writing activities, examining how the organization of student groups contributes to literacy learning, and recognizing the challenges faced by educators in addressing age/grade learning gaps. In the interpretative process, we started from the category of literacy development, which unfolds in two dimensios: the organization of pdagogical work and age-year lag. Based on the defined dimensions, we interviewed theachers from two schools. One with less social vulnerability, Where students and their families, Leading to setbacks. Other issues were also emphasized, such as class imbalances, lack of provided resource, the Family-school relationship, as well as the need to consider methodologies focused on play and playfulness in the literacy cycle. Finally there was a highlight regarding the retention of third-year students who did not overcome setbacks experienced during the pandemic, greatly worring the teachers. This was due to the lack of school experiences, placing the responsability for their learning on the children.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura e escritapor
dc.subjectTrabalho pedagógicopor
dc.subjectPandemia COVID-19por
dc.subjectPráticas pedagógicaspor
dc.subjectCiclo de alfabetizaçãopor
dc.titleA alfabetização no contexto pós-pandêmico: reflexões com professoras dos 1º aos 3º anos de escolas municipais em Santa Maria/RSpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.graduationLicenciatura - Pedagogia Noturnopor
dc.description.resumoEste estudo refere-se ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e busca analisar os desafios que estão sendo vivenciados pelas professoras do ciclo da alfabetização de duas escolas da rede municipal de ensino de Santa Maria no período de dois anos após isolamento social. Para o embasamento teórico utilizamos Goulart (2004), Teberosky (1999), Ferreiro (1999) e Mortatti (2004). A metodologia de pesquisa caracteriza-se em um estudo qualitativo, por meio de entrevistas. A partir desta abordagem, busca-se obter maior familiaridade com o fenômeno de estudo e como estratégia de pesquisa. O objetivo geral foi a compreensão de processos que envolvem a organização do trabalho pedagógico na alfabetização inicial, sendo assim, do 1º ano ao 3º ano. Nos objetivos específicos focou-se em: identificar estratégias pedagógicas adotadas nas turmas do ciclo de alfabetização para o desenvolvimento das atividades de leitura e escrita; identificar como a organização dos grupos de crianças foi pensada para favorecer a aprendizagem da leitura e escrita; reconhecer os desafios enfrentados pelas docentes para trabalhar em defasagens de aprendizagem idade/série. Com esse estudo, foi possível elencar reflexões acerca dos desafios que as docentes enfrentaram pós-isolamento em sala de aula. No processo interpretativo partiu-se da categoria de construção da leitura e da escrita no ciclo da alfabetização que se desdobra em duas dimensões: organização do trabalho pedagógico e defasagem idade ano. A partir das dimensões definidas entrevistamos professoras de duas escolas. Uma delas com menos vulnerabilidade social, onde os alunos conseguiram alfabetizar-se mesmo com as adversidades, e na outra com mais vulnerabilidade social, onde os alunos enfrentaram maiores limitações no processo de aprendizagem. As professoras lutaram para diariamente para conseguirem minimizar os impactos da falta de vivências escolares no período de isolamento destes estudantes e seus familiares, o que acarretou em defasagens. Outras questões também foram acentuadas, como o desnivelamento das turmas, a falta de recursos disponibilizados, a relação de família com a escola, além da necessidade de pensar metodologias voltadas ao lúdico, e o brincar no ciclo da alfabetização. Por fim, houve um destaque acerca da reprovação de estudantes do terceiro ano, que não superaram as defasagens vividas durante a pandemia o que preocupou bastante as professoras, tendo em vista, que a falta de experiências escolares ocasionou essa circunstância, recaindo sobre as crianças a responsabilidade sobre suas aprendizagenspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • TCC Pedagogia - Noturno [77]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Pedagogia - Licenciatura Plena - Noturno.

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