A competitividade da cadeia de valor global da carne de frango: o caso da Mais Frango Miraguaí Ltda
Fecha
2016-03-30Metadatos
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A economia mundial mudou acentuadamente nas últimas três décadas do século XX, especialmente nas áreas de comércio internacional e organização industrial. Dentro dessa nova configuração global os mercados ampliaram e afetaram a organização das indústrias e a cadeia de valor das empresas, exigindo novas políticas dos países para fazer frente às alterações no ambiente internacional. Esta tese tem por objetivo analisar a Cadeia de Valor Global (CVG) da carne de frango produzida pela agroindústria Mais Frango Miraguaí Ltda., no Rio Grande do Sul, e determinar, a partir da empresa, a fonte de sua competitividade nas exportações. Desta forma foi descrita a CVG da agroindústria Mais Frango Miraguaí Ltda.; determinou-se os estímulos para os criadores de frango e para o frigorífico na CVG; foi avaliada a vantagem competitiva da agroindústria na produção de carne de frango para o mercado internacional; e identificou-se os efeitos das nos custos praticados na CVG. Para tal foram analisadas a CVG da agroindústria, através de entrevistas com os gestores da empresa, com a assistência técnica e com produtores rurais, e foram coletados dados relacionados aos custos de produção, referentes à setembro de 2015. O elo coordenador da CVG é o frigorífico, tendo este a montante os produtores rurais e demais fornecedores de insumos, e a jusante o mercado consumidor, no mercado interno e externo. A competitividade da cadeia foi analisada por meio da Matriz de Análise de Políticas (MAP), onde se comprovou sua eficiência com o produto Shawarma (peito e coxas desossadas em uma peça inteira) produzido pelo estabelecimento representativo. A CVG é competitiva, visto que esta apresenta lucros a preços privados e possui vantagem comparativa, sendo que os lucros sociais são também positivos, mesmo a cadeia sendo agravada pela carga tributária e encargos sociais. Constatou-se que a coordenação cativa, através dos contratos de integração existente entre o frigorífico e o produtor, a utilização de alto padrão genético, rigoroso manejo sanitário, gerenciamento eficiente e agregação de valor ao produto, são os principais elementos que constituem a competitividade desta cadeia.