dc.contributor.advisor | Pozzer, Cesar Tadeu | |
dc.creator | D’Avila, Mauren Walter | |
dc.date.accessioned | 2024-02-23T11:19:37Z | |
dc.date.available | 2024-02-23T11:19:37Z | |
dc.date.issued | 2024-02-13 | |
dc.date.submitted | 2024-02-13 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/31557 | |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Tecnologia, Curso de Engenharia de Computação, RS, 2024. | por |
dc.description.abstract | The search for advanced rendering methods capable of simulating light interaction with the environment in a realistic manner has been a constant in the evolution of computer graphics. Despite the challenges posed by its computational complexity, path tracing emerges as a promising technique. In this context, this work focuses on the comparative analysis between the data structures Bounding Volume Hierarchy (BVH) and K-dimensional tree (Kd-tree), applied specifically to path tracing, focusing on how these structures impact the efficiency of real-time rendering. The conducted research evaluates the advantages and disadvantages of each approach on NVIDIA GeForce RTX graphics cards. Through practical tests and performance analysis, the study provided an understanding of the advantages and disadvantages of each structure, contributing to the optimization of the path tracing process in computer graphics applications. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Path Tracing | eng |
dc.subject | BVH | eng |
dc.subject | Kd-Tree | eng |
dc.title | Comparação de estruturas de dados para aceleração em path tracing | por |
dc.title.alternative | Comparison data structures for path tracing acceleration | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.graduation | Engenharia de Computação | por |
dc.description.resumo | A busca por métodos de renderização avançados, capazes de simular a interação da luz com o ambiente de maneira realista, tem sido uma constante na evolução da computação gráfica. Apesar dos desafios impostos pela sua complexidade computacional, o path tracing emerge como uma técnica promissora. Nesse contexto, este trabalho foca na análise comparativa entre as estruturas de dados Bounding Volume Hierarchy (BVH) e K-dimensional tree (Kd-tree), aplicadas especificamente ao path tracing, focando em como estas estruturas impactam a eficiência de renderização em tempo real. A pesquisa conduzida avalia as vantagens e desvantagens de cada abordagem em placas de vídeo NVIDIA GeForce RTX. Por meio de testes práticos e análise de desempenho, o estudo proporcionou uma compreensão das vantagens e desvantagens de cada estrutura, contribuindo para a otimização do processo de path tracing em aplicações de computação gráfica. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Tecnologia | por |