Gênero e educação física escolar: a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental na pauta do GTT gênero do colégio brasileiro de ciências do esporte
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Data
2024-02-07Autor
Oliveira, Camile Machado de
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Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetivou identificar as relações de
gênero na educação física escolar dentro da Educação Infantil e nos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental, tratadas nas produções acadêmicas do Grupo de Trabalho
Temático Gênero (GTT 07-Gênero) do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte
(CBCE). Para a construção do referencial teórico e metodológico utilizamos estudos
de Altmann (2014; 2015), Freire (1967), Goellner (2013), Scott (1989), Miranda (2008),
Gil (1991) e Gomes (2002). A metodologia desta pesquisa configura-se em uma
pesquisa bibliográfica. Para a coleta de dados foi realizado um levantamento dos
resumos presentes nos Anais do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte
(CONBRACE) no GTT Gênero, no período de 2015 a 2021, que tratassem do tema
da pesquisa. Foram encontrados 6 trabalhos, os quais foram analisados a partir das
categorias “Gênero/Identidade de gênero” e “Educação Física Escolar”. Identificou-se
ao longo das edições do Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte um aumento do
número de trabalhos publicados e que o autor Jorge Dorfman Knijnik, a autora Judith
Butler e a autora Guacira Lopes Louro foram os(as) autores(as) mais utilizados como
referência. Na análise das categorias, foram encontradas as seguintes afirmações: a)
a descrição da importância do respeito ao diferente, b) a importância do professor(a)
estar atento(a) para não reforçar estereótipos hegemônicos; c) o professor(a) precisa
ter uma perspectiva inclusiva; d) a importância de compreender o cenário histórico e
atual sobre a estrutura de poder do masculino; e) a necessidade de se criar espaços
de enfrentamento das desigualdades e; f) a demanda de se trabalhar a autoafirmação
da criança e dos jovens sem o medo de se enunciar na sociedade. Conclui-se que os
elementos analisados reafirmam a importância das discussões de gênero na
Educação Física Escolar, sobretudo quanto à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do
Ensino Fundamental.
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